Em 14/09/2012 às 15h46 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sinta-se na Alemanha em plena Blumenau com o calor e carinho brasileiros

Blumenau tem inúmeros pontos turísticos e delicios

Blumenau tem inúmeros pontos turísticos e delicios

Download

O município de Blumenau está localizado no nordeste de Santa Catarina, no chamado Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí. Possui uma área de 519,8 km², sendo 206,8 km² de área urbana e 313,0 km² de área rural. Está a 130 km da capital Florianópolis. Um dos pontos mais conhecidos da cidade é o Morro Spitzkopf, com aproximadamente 940 metros de altura, porém o ponto mais alto da cidade é o Morro Loewski com cerca de 980 metros, seguido do Morro Santo Antônio com 970 metros, todos os três situados na Zona Sul de Blumenau e Serra do Itajaí. A temperatura média anual é de cerca de 21 °C, fevereiro é o mês mais chuvoso, com 194,6 mm, e junho o mais seco, com 104,0 mm.

A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã. A Oktoberfest com 18 dias de festa regada a música, dança, bebidas e comidas típicas durante os dias e noites é a segunda maior festa sobre cerveja do mundo e que acontece no mês de outubro. O Stammtisch é uma tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial tem a Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.

A Secretaria de Turismo de Blumenau mantêm 4 roteiros turísticos englobando os diversos aspectos da cidade.

Roteiro Turístico Centro Histórico

Roteiro Turístico de Natureza Fritz Müller

Roteiro Turismo Industrial

Roteiro Cervejarias Artesanais

Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) que disponibilizam informações e dicas sobre seus atrativos.

No Museu da Família Colonial o visitante conta com monitores que apresentam a memória dos primeiros habitantes por meio de objetos, escrivaninhas, cristaleiras, fotografias, pinturas, exposições temporárias e uma casa erguida em 1858. Ali as vigas de madeira do estilo enxaimel não são apenas decoração nas paredes, como em fachadas estilizadas da Vila Germânica e da Rua XV de Novembro, mas parte de uma estrutura complexa.

O turismo ecológico em Blumenau tem o nome de Roteiro de Natureza Fritz Müller, em homenagem ao cientista e naturalista de mesmo nome que morou e estudou a fauna e a flora da cidade. O roteiro inclui nove atrações e treze trilhas, com destaque para museus como o Museu de Ecologia Fritz Müller, que funciona na antiga casa do cientista e possui um caráter educativo quanto às questões ambientais, e o Museu da Água, onde pode-se ver todo o processo de purificação da água recolhida do Rio Itajaí-Açu, e todos os métodos utilizados na cidade durante a história; e parques ecológicos como o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf, apresentando trilhas que passam por entre áreas remanescentes de Mata Atlântica - além do último possuir um dos pontos culminantes de Blumenau, o morro Spitzkopf.

Para acompanhar todas essas festas e os mais diversos sabores das cervejas artesanais, Blumenau oferece uma culinária que tem aqueles nomes de pronúncia difícil nos cardápios, como knackwurstchen mit sauerkrat und salat (salsichão com chucrute e salada), eisbein (joelho de porco) e pfeffersteak (filé grelhado com molho de pimentas). Felizmente dá para pedir o prato mais típico em língua portuguesa mesmo: marreco com repolho roxo e purê de maçã, uma iguaria substanciosa, azeda e doce ao mesmo tempo.

Se não quiser perder nenhum cartão-postal, vale a pena fazer um roteirinho que começa na ponte da Estrada de Ferro e termina no Museu da Família Colonial. Ao longo do percurso, chamam a atenção prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral de São Paulo Apóstolo - com uma imensa torre de pedra e bonitos vitrais -, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja.

 

E para fechar esse passeio maravilhoso e cheio de cultura européia, o distrito chamado Vila Itoupava, situado a 25 quilômetros do Centro ainda preserva os aspectos autênticos da colonização alemã. A maioria dos moradores domina o idioma de origem e as casas mantêm o estilo enxaimel, com floreiras, jardins e gramados bem cuidados. Localizada em uma região de economia agrícola, o agroturismo vem sendo explorado com sucesso e, na programação, não faltam degustações de delícias típicas e fresquinhas como bolos, cucas, tortas, melados, geléias e bebidas artesanais.

 

Principais distâncias:

Cataguases MG - 1.228km

Leopoldina MG - 1.208km

Muriae MG - 1.269km

Além Paraíba MG - 1.157km

Juiz de fora MG - 1.096km

Rio de janeiro RJ - 1.078km

Belo horizonte MG - 1.221km

 

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Blumenau-SC

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: