Em 12/09/2012 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

TRE treina presidentes e mesários da Comarca de Cataguases para as eleições de outubro

O treinamento dos voluntários nas eleições de 2012

O treinamento dos voluntários nas eleições de 2012

Download

 

Desde a última segunda-feira, 10 de setembro, está acontecendo no Salão Social da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Cataguases, treinamento para mesários e presidentes de seções eleitorais. O evento termina na próxima sexta-feira, 14, em Cataguases e no sábado, 15, ele será realizado para as pessoas que vão desempenhar estas mesmas atividades em Astolfo Dutra, Dona Eusébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases.

O treinamento é ministrado por uma empresa contratada pela Justiça Eleitoral de Minas Gerais e consiste em conhecer o funcionamento da urna eletrônica para sanar eventuais imprevistos além de detalhar as funções de cada membro da Seção Eleitoral. Por exemplo, na ausência do presidente da Seção, quem o substitui é o 1º Mesário ou o 2º Mesário, na ausência dos dois primeiros. Já o Secretário da Seção é o responsável pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos, relacionando as ocorrências registradas no dia em formulário próprio.

De acordo com Monia Juliene Pereira Pinto e Luíza Silva Comissário, os treinamentos são realizados nos períodos da manhã e tarde (9 às 11h e das 14 às 16 horas) para turmas com 32 alunos cada. “Esta é uma prática que acontece a cada eleição”, revelou Luiza. “E também tem como objetivo sanar dúvidas das pessoas que vão trabalhar na eleição”, completou Monia Juliene. O treinamento também orienta como proceder em situações especiais, em caso de falta de energia elétrica, defeito na urna e comparecimento de eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, acrescentaram Monia e Luíza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: