24/11/2016 às 20h22m


Estrias e Alimentação

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia as Estrias são lesões causadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele, as causas ainda não estão bem estabelecidas, mas se sabe que o crescimento rápido da pele está ligado ao aparecimento das estrias, situações como o ganho de peso, a hipertrofia muscular, gestações, a expansão da pele por colocação de próteses como o silicone, o uso de corticoides, entre outras são as causas do aparecimento das estrias. As lesões das estrias são avermelhadas ou rosadas na fase inicial e brancas na fase tardia, geralmente as estrias ocorrem nas mulheres, mas também podem ocorrer em homens.

Mas o que a nutrição pode fazer por você?

A vida moderna e a correria do dia a dia tem tornado cada vez pior a qualidade da alimentação das pessoas, hoje para muitas pessoas os Fast Foods ou comida pronta são a primeira opção de refeição para muitas pessoas, acompanhando os hambúrgueres e pizzas estão os refrigerantes, uma associação muito perigosa, açúcar e gordura em excesso e baixo teor nutricional dessas refeições. 

Quando pensamos na nossa pele e no que pode levar ao aparecimento das estrias temos que pensar na falta ou excesso de vitaminas que auxiliam no processo de manutenção e troca celular da pele e na hidratação da pele, uma alimentação variada e colorida, rica em frutas, verduras e legumes irá contribuir para a boa nutrição dessa pele. O consumo de água também é fundamental para uma pele hidratada, pele seca não precisa de creme e sim de água, o baixo consumo de água provoca a desidratação da pele o aspecto de pele seca e quebradiça.

Evitar refrigerantes, frituras, alimentos industrializados, alimentos ricos em sódio e corantes, açúcares, acidulantes, conservantes, evitar todos os tipos de alimentos industrializados já é um belo começo para evitar as temidas estrias! Alimentos com baixo ou nenhum valor nutricional contribuem para a má circulação, contribuem com as carências nutricionais e consequentemente com o aparecimento de estrias e celulite, que iremos falar na semana que vem.

Então não existe segredo, para evitarmos o aparecimento das estrias o caminho é manter uma alimentação saudável e consumir água de forma adequada! A pratica de atividade física também é fundamental, procure sempre a orientação de um profissional de Educação Física habilitado par te auxiliar.

Os procedimentos estéticos também ajudam muito na prevenção e tratamento das estrias, mas o fundamental é você que faz, se alimentar bem e consumir água de forma adequada.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

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16/11/2016 às 11h00m


Última chamada para o verão

Estamos chegando ao final do ano, muitas daquelas promessas de Ano Novo ainda não foram cumpridas, mas emagrecer não precisa ser uma daquelas promessas que você acabou quebrando.

Chega o final do ano e muitas pessoas procuram os tratamentos milagrosos para emagrecer, quase como a promessa de um milagre, mas será que adianta?

O emagrecimento é um processo que envolve alguns pontos cruciais, a mente, a determinação e a persistência.

A sua mente comanda tudo! Quando não conseguimos colocar nossa mente em ordem não conseguimos ter sucesso em nossos propósitos. Se quisermos emagrecer devemos traçar metas e meios para conseguirmos alcançar o nosso objetivo, temos que evitar ter em casa aqueles alimentos que nos provocam as tentações, se sua mente te manda um sinal para comer doce e na sua geladeira tem aquele doce, então tudo foi por água abaixo. Nosso corpo é regido por nossa mente e caso você não já venha tentando há anos emagrecer, mas sem sucesso, então meu amigo sua mente não está te ajudando! O principal fator para reprogramar a sua mente é mudar de atitude e rotina.

Ter determinação é o que te trará ou não o sucesso. Ser determinado não quer comer apenas aquela salada sem graça! Ter determinação é saber dizer mais vezes não às tentações, lembre-se que sua mente irá te tentar a desistir, mas você com a sua força de vontade irá vencer as tentações, pois você quer mostrar para si mesmo o quanto você é capaz! O emagrecer assim como qualquer outra situação onde enfrentamos a nós mesmos é uma guerra íntima e que somente nós podemos travar! Não tente emagrecer para mostrar ao outro que você consegue, mostre para si mesmo a força que você tem.

A persistência está acima da determinação e vem quando acabamos caindo em alguma tentação da nossa mente! Persistir não quer dizer jamais errar, persistir é na verdade algo que vem após uma derrota, a frase "levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima" é o sinônimo perfeito de persistência. Quem disse que você não pode errar? Quem disse que seria um caminho perfeito? Quem disse que no meio do emagrecimento não iria ter aquela barra de chocolate ou aquele pote de sorvete? Levante a mão quem aqui não é humano! Como eu disse, persistir é diferente de resistir e vem depois de uma tentação, caiu em tentação, então volte ao seu caminho e persista, não há nada de errado em cair em tentação mas sim em desistir por não se achar capaz de voltar ao caminho que te levará ao sucesso.

Mas porque essa postagem chama a última chamada para o Verão?

Estamos no final do ano e faltam 45 dias para um novo começo, um novo Reveillon, um novo verão e novas oportunidades para você! Se permita realizar um sonho, você tem 45 dias para mostrar para si mesmo que todos os sonhos são possíveis, basta dar o primeiro passo.

Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

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11/11/2016 às 13h42m


Comida Japonesa, pode?

Uma dúvida muito comum aqui no consultório é sobre o consumo de comida japonesa. Pode? Não pode? Às vezes pode? E ai?

Quando vamos comer comida japonesa temos que pensar em algumas coisas como, quais as peças que vamos comer e se são cruas ou fritas, se tem arroz, o tipo de molho a ser usado e por ai vai.

Quando pensamos no arroz, em seu preparo usamos açúcar, sal e vinagre, então temos que levar isso em conta, além do arroz nós vamos consumir o açúcar.  E quando pensamos nos molhos? O molho Shoyo é um molho de soja e a cada 100g de molho tem em média 700mg de sódio, a OMS segundo as novas recomendações 2016 recomenda que a ingestão diária de sódio para um adulto seja de 2g/dia, então, caso você seja um amante da comida japonesa facilmente você excederá o consumo diário de sódio se abusar do molho Shoyo.

Não podemos negar os benefícios dos peixes da comida japonesa, mas você sabia que existe um verme que se chama Difilobotríase que se parece muito com a Tênia do porco e que se desenvolve no seu intestino causando uma grave verminose? Não sabia da existência desse verme? Entre os anos de 2004 e 2005 o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo notificou um surto dessa doença causado pelo consumo de sushis e sashimis em diversos restaurantes de culinária japonesa na cidade de São Paulo e cidades da Grande São Paulo. Esse tipo de doença é grave e pode causar sérios prejuízos para a saúde, por isso certifique-se sempre da higiene e limpeza do local onde você irá realizar a sua refeição.

A comida Japonesa é calórica?

A base da comida japonesa são os peixes e o arroz, então, quanto mais arroz mais calórico a refeição será, se você consumir as peças fritas então temos que levar em consideração a caloria da fritura também! Eu considero sim uma comida mais calórica, mas se você irá consumir muitas calorias isso dependerá das suas escolhas na hora de pedir as peças certas, então opte sempre pelas peças cruas que tem menos calorias caso você deseja consumir menos calorias.

Após consumir a comida japonesa o ideal é consumir muita água, pois o molho shoyo tem muito sódio.

Essas dicas não substituem a consulta com um nutricionista.

Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

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03/11/2016 às 20h52m


Você costuma ler rótulos?

Muitas pessoas ainda não tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos que consomem, é comum elas comprarem alimentos guiados pelas embalagens chamativas e apelativas, com dizeres como Light, Diet, Fit, Fitness, entre outras coisas que tornam esses alimentos mais atraentes, mas a rotulagem passa despercebida. 

É no rótulo dos alimentos onde estão descritas as características desse alimento, desde as calorias e nutrientes que esse produto fornece até a lista de ingredientes que foram utilizados para a fabricação desse alimento. 

Quando pensamos na lista de ingredientes do rótulo de um produto devemos observar a ordem em que ingredientes são descritos, sempre o primeiro ingrediente é a base daquela receita, por exemplo, o pão integral: 

"Farinha de trigo integral, glúten de trigo, farinha de centeio, fibra de trigo, sal, polidextrose, inulina, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e estearoil-2-lactil lactato de sódio, melhoradores de farinha, ácido ascórbico e azodicarbonamida e acidulante ácido lático" (informação retirada do Pão Integral Leve Centeio da marca Seven Boys".

Observe que nesse pão integral o primeiro ingrediente descrito é a Farinha de Trigo Integral, podemos dizer que esse produto realmente é um produto integral, a base de seus ingredientes é a farinha integral. Mas, caso nessa lista de ingredientes a primeira farinha fosse Farinha de Trigo Enriquecida com Ferro e Ácido Fólico nós não poderíamos dizer que se tratava de um produto integral, pois o seu maior ingrediente seria a farinha branca.

Outro caso que devemos sempre observar é no caso dos produtos Light ou Zero, observe o que realmente está reduzido ali, como no caso de Iogurte Zero, que podem ser Zero Açúcar ou Zero Gordura, e à partir dessa informação é que você irá escolher o melhor produto de acordo com a sua necessidade.

Adquirir o habito de ler rótulos é a melhor maneira de você se certificar de que realmente está consumindo o produto que deseja. Fique de olho e leia tudo que está descrito nos rótulos, não seja enganado por rótulos bonitos e coloridos, fique atendo ao conteúdo de cada alimento.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leitura - rótulos - costume


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Muitas vezes nos pegamos pensando sobre isso ou escutamos alguma pessoa falar sobre esse assunto, alimentos de dieta são os light e diet, mas será mesmo que tem que ser assim?

Segundo a Anvisa, os alimentos classificados como light ou zero (estabelecidos pela Portaria SVS/MS 27/1998) são alimentos com alguma condição específica em suas propriedades nutricionais, o que pode ser em relação ao seu valor energético ou a quantidade de nutrientes presentes em sua formulação, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Não necessariamente esse alimento terá um teor energético menor do que um produto similar. Para ser classificado como Light ou Zero basta o alimento ter baixo ou reduzido teor de algum nutriente, sendo que, para esse alimento ser classificado como light deverá apresentar uma redução de no mínimo 25% do nutriente proposto, como por exemplo, 25% menos sódio.

Quando falamos de alimentos Diet (contemplados na Portaria SVS/MS 29/1998) são aqueles destinados às pessoas com condições especiais como diabéticos, hipertensos ou pessoas que mantém uma dieta para controle ou perda de peso, alimentos destinados para dietas com restrição de açúcares ou restrição de outro nutriente como proteínas, gorduras, açúcar ou sódio, como por exemplo, os alimentos destinados a Diabéticos, que são produtos com restrição de açúcar ou alimentos destinados a Hipertensos com restrição de sódio. Os alimentos Diet devem ser isentos ou apresentar quantidades insignificantes de determinado nutriente.

Então, agora que sabemos identificar o que são os alimentos Light e Diet, você acredita mesmo que, ao iniciar uma dieta você precisa consumir apenas esses alimentos?

Vamos pensar o seguinte, iniciamos uma dieta e queremos reduzir calorias, mas estamos consumindo um alimento Diet que é isento de sódio, mas tem um teor de gordura maior, ou digamos que vamos optar por outro alimento Diet que é isento de açúcar, mas tem um teor de sódio maior, será que estamos realmente tendo alguma vantagem em consumir esses alimentos?

Quando comparamos os refrigerantes de cola convencional e o zero podemos observar isso, no refrigerante convencional o teor de sódio é de 18mg em 350ml, já o refrigerante zero o teor de sódio é de 49mg em 350mL, mais que o dobro de sódio na mesma quantidade de produto. Pensando por esse aspecto, esse refrigerante é zero açúcar e um hipertenso que precisa perder peso para controlar a sua pressão arterial pode facilmente consumir esse alimento, pois não tem carboidratos, mas em contra partida esse alimento pode contribuir para um quadro de hipertensão arterial.

Opinando a respeito, eu como nutricionista, não acredito que uma pessoa necessariamente precisa consumir alimentos Diet ou Light apenas pelo fato de estar de dieta ou porque essa pessoa deseja perder peso. Esses alimentos podem facilmente levar a pessoa ao erro, por esse motivo acredito que a leitura do rótulo dos alimentos é essencial para não consumir um alimento equivocadamente.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: diet, light, sódio, açúcar, alimento


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Acredito que todo mundo já tentou fazer dieta pelo menos 1 vez na vida! Mas o que diferencia as pessoas que tem sucesso em suas dietas daquelas que se frustram ao não conseguir permanecer na dieta?

Temos que ter como ideia inicial não faz uma dieta, mas sim alcançar uma mudança de vida, mudança dos velhos hábitos, que contribuem para o ganho de peso, para adquirirmos novos hábitos que contribuem para a perda de peso, sendo o nosso novo estilo de vida.

O motivo para muitas pessoas não permanecer na dieta é que elas sempre traçam metas altas e que são difíceis de alcançar, desejam resultados em um curto espaço de tempo como por exemplo quando pretendem viajar no mês seguinte e querem perder muito peso para a viagem ou quando decidem mudar de estilo de vida e desejam ser "fitness" na semana seguinte.

Pensem que a construção de um corpo depende das atitudes que você toma ao logo do dia, somem isso ao longo da semana, do mês, do ano e finalmente você terá mudado o seu estilo de vida!

Levamos muito tempo para ganhar peso, geralmente as pessoas levam anos para adquirir certo peso, então foi muito tempo investido para que você chegasse no corpo e peso que você está hoje e essa regra também vale para a perda ou manutenção do peso. Uma pessoa que pretende ter um corpo malhado, definido ou magro, seja o objetivo qual for essa pessoa terá que investir muito tempo, dinheiro, sonhos e talvez terá que abrir mão de algumas coisas para alcançar o seu objetivo, mas a regra é clara, levará tempo para que você alcance o seu objetivo.

Então, a regra é clara, trace metas reais e alcançáveis, dê ao seu corpo o tempo necessário para que essa nova rotina vire hábito, não faça loucuras, cuide bem do seu corpo e da sua mente, ocupe seu tempo com coisas que te edificam e cuide do seu corpo como o seu maior bem, seguindo esses passos você terá sucesso na dieta e realizará tudo o que desejar.

Um beijo da Nutri. 

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dieta, perseverança, pessoas, sucesso


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Muitas pessoas tem me perguntando sobre a prática do Jejum Intermitente, já que a mídia tem divulgado sobre seus benefícios. Temos que lembrar que, a atual dieta de Jejum Intermitente é usada há muitos anos e era conhecida como Dieta Cetogênica, descoberta em 1962 pelo Dr. Alfred Bauer em seus estudos, onde identificou que em determinado estado de jejum com o corpo em estado de catabolismo a gordura era convertida no fígado em ácidos graxos e corpos cetônicos para obtenção de energia, por isso o nome de Dieta Cetogênica.

Os benefícios do Jejum Intermitente vão muito além do que podemos imaginar, o uso desse tipo de dieta pode auxiliar no tratamento da compulsão alimentar, na redução de peso, redução de marcadores hormonais, redução da resistência à insulina, melhora da resposta de fome e saciedade, entre outros benefícios.

Muitos estudos evidenciam que a curto prazo vários tipos de dieta trazem benefícios de perda de peso, mas poucos estudos evidenciam esses benefícios a longo prazo, como a permanência do indivíduo com a dieta, redução dos marcadores hormonais a logo prazo, redução e manutenção do peso, redução das doenças cardiovasculares, melhora e prevenção do Diabetes, redução das taxas de lipídeos no sangue, entre outros marcadores.

Um estudo realizado com 40 adultos obesos de ambos os sexos, avaliou a eficácia entre as dietas de baixa caloria, alta em proteínas e jejum intermitente e uma dieta convencional. Os grupos foram avaliados por 1 ano e 4 meses e concluiu-se que ao final do período os indivíduos que estavam em uma dieta com baixa caloria, um aporte proteico maior e praticando jejum intermitente conseguiram a manutenção, a manutenção foi igual em ambos os sexos, os níveis de lipídeos no sangue eram menores e alcançaram uma melhora no sistema cardiovascular quando comparados ao grupo que mantiveram uma dieta saudável convencional.

O que esse estudo demonstrou foi que existem inúmeros benefícios na pratica do jejum intermitente diante a manutenção da perda de peso, melhora no perfil bioquímico, melhora no sistema cardiovascular, entre outras vantagens.
Vale lembrar que, todos devemos sempre procurar a orientação de um profissional Nutricionista para a orientação personalizada.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: jejum, dieta, fígado, estômago


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28/09/2016 às 22h00m - Atualizado 28/09/2016 às 22h03m


A composição da microbiota do seu intestino pode contribuir para a obesidade

A obesidade é uma doença que acomete o mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde 1,9 bilhão de pessoas adultas estão com sobrepeso, sendo que 600 milhões já eram obesos. Quando pensamos em obesidade devemos pensar em doenças associadas como Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Coronarianas e Cardiovasculares, Síndrome Metabólica, Câncer, entre outras. O que antes acometia principalmente a população dos países desenvolvidos, hoje vem assolando também os países em desenvolvimento, a obesidade adoece a população mundial a cada dia mais.

Nosso corpo é colonizado por diversos tipos de bactérias, entre elas existem bactérias benéficas e bactérias maléficas à nossa saúde, essas bactérias são chamadas de microbiota e o nosso intestino (trato gastrointestinal) concentra a maior parte dessas bactérias, que chamamos de microbiota intestinal. A microbiota intestinal contribui para o processo de digestão e absorção dos nutrientes, sendo assim, podemos dizer que a alimentação do hospedeiro, o ser humano, nutre essa microbiota intestinal. Devido ao fato dessas bactérias se alimentarem de certos alimentos, podemos dizer que promovemos há ação simbiótica entre hospede e hospedeiro, onde o humano se alimenta e as bactérias se alimentam desses alimentos.

A dieta é o principal fator regulador da saúde da microbiota intestinal, quando o humano que é o hospedeiro dessas bactérias mantém uma dieta rica em certos alimentos a sua microbiota intestinal se modifica, essa modificação por menor que seja pode resultar em um aumento na quantidade de certas bactérias que contribuem para o acumulo de gordura corporal, aumentado assim à adiposidade no indivíduo.

Por outro lado, quando o indivíduo mantém uma dieta saudável, associada a pratica de atividade física, mantém um sono saudável, seu estilo de vida pode contribuir para o aumento das bactérias benéficas, trazendo inúmeros benefícios para a sua saúde. Uma microbiota equilibrada contribui para a manutenção do peso adequado, melhora no sistema imunológico, previne doenças crônicas como o Diabetes, a Hipertensão Arterial, a Obesidade, a Síndrome Metabólica, entre outras doenças crônicas não transmissíveis.



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: microbiota, cardiovasculares, obesidade


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20/09/2016 às 13h42m


Super Alimentos - o Abacate

O abacate por muito tempo foi tido como um alimento que deveria ser excluído das dietas, isso devido ao seu alto teor de gorduras e valor calórico elevado. Muitas pessoas temiam que o consumo da fruta pudesse elevar as taxas de colesterol e triglicerídeos e as pessoas que desejavam emagrecer fugiam do abacate.

Com a evolução das pesquisas cientificas e com novos estudos sobre o assunto, foi descoberto o alto valor nutricional do abacate, que é fonte de vitaminas lipossolúveis como a Vitamina A e E que confere ao abacate o poder antioxidante que combate o envelhecimento das células, ele também é rico em beta-sitosterol, é uma excelente fonte de ômega 9, entre outras propriedades.

É no óleo do abacate onde encontramos o beta-sisterol, esse fitoesterol tem propriedade antiinflamatória, antiviral, fungicida e estudos apontam que o beta-sisterol atua na redução dos níveis de colesterol, em associação a outros alimentos além da ação de redução também ocorre a inibição da absorção do colesterol pelo organismo. 

E sobre a ação antiinflamatória do abacate no combate a celulite, você já ouviu falar? A Glutationa e o ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado presente no abacate combatem as doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, acne, dislipidemias, auxiliam na perda de peso e no combate a celulite que é uma doença inflamatória.

O valor nutricional do abacate é sem dúvida muito grande, o seu uso tanto para o tratamento terapêutico quanto estético é realmente muito eficaz.


Autor: Giuliana Paiva

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Vamos falar sobre uma joia da natureza, o limão e seus inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Muitas pessoas me questionam sobre o uso diário de limão, perguntam se ajuda a emagrecer ou se provoca problemas estomacais.

Sobre o consumo diário a resposta é um grande SIM! Podemos usar limão diariamente. E sobre o limão ser ácido e causar problemas estomacais a resposta é um grande NÃO, o ácido cítrico do limão não causa o aumento da acidez estomacal, mas vamos falar melhor sobre isso.

O limão é um alimento detoxificante, ele promove auxiliando o processo de eliminação das impurezas do nosso corpo. Nosso corpo possui esse processo de eliminação de toxinas, os órgãos que participam desse processo são o fígado, rins, intestino e a pele através do suor. Quando comemos certos alimentos nós conseguimos potencializar essa eliminação de toxinas, que muitas vezes o nosso corpo não consegue fazer de forma satisfatória.

Então a primeira pergunta volta à tona, "posso tomar limão todos os dias" a resposta é "Você deve tomar limão todos os dias". Muitas pessoas ao iniciarem o uso do limão relatam ter diarreia, náuseas, boca amarga, mas tudo isso é o limão fazendo uma faxina no seu organismo.

Sobre os benefícios do limão podemos citar:

Atua de forma mineralinizante, auxiliando na fixação de minerais como cálcio, ferro, zinco, potássio, entre outros minerais.

Atua de forma digestiva estimulando as glândulas salivares como a glândula Parótida, sabe aquela sensação que da de aperto na bochecha, é o limão estimulando nossas glândulas a produzirem mais saliva. Chegando ao estômago o ácido cítrico e citratos encontrados no limão e outras frutas cítricas estimulam a produção de sais alcalinos, que neutralizam a acidez do estômago, agindo da mesma forma que os medicamentos para a má digestão.

Atua de forma alcalinizante, por formar sais alcalinos como citratos de ferro, cálcio, sódio, potássio, alcalinizando assim todos os líquidos do nosso corpo como sangue, líquidos intracelulares, entre outros.

Para o consumo, o ideal é que cada pessoa procure a orientação de um Nutricionista, pois cada um de nós necessita de uma quantidade diferente.

Essa postagem não substitui a orientação individualizada de um Nutricionista.


Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

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Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
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