03/11/2016 às 20h52m


Você costuma ler rótulos?

Muitas pessoas ainda não tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos que consomem, é comum elas comprarem alimentos guiados pelas embalagens chamativas e apelativas, com dizeres como Light, Diet, Fit, Fitness, entre outras coisas que tornam esses alimentos mais atraentes, mas a rotulagem passa despercebida. 

É no rótulo dos alimentos onde estão descritas as características desse alimento, desde as calorias e nutrientes que esse produto fornece até a lista de ingredientes que foram utilizados para a fabricação desse alimento. 

Quando pensamos na lista de ingredientes do rótulo de um produto devemos observar a ordem em que ingredientes são descritos, sempre o primeiro ingrediente é a base daquela receita, por exemplo, o pão integral: 

"Farinha de trigo integral, glúten de trigo, farinha de centeio, fibra de trigo, sal, polidextrose, inulina, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e estearoil-2-lactil lactato de sódio, melhoradores de farinha, ácido ascórbico e azodicarbonamida e acidulante ácido lático" (informação retirada do Pão Integral Leve Centeio da marca Seven Boys".

Observe que nesse pão integral o primeiro ingrediente descrito é a Farinha de Trigo Integral, podemos dizer que esse produto realmente é um produto integral, a base de seus ingredientes é a farinha integral. Mas, caso nessa lista de ingredientes a primeira farinha fosse Farinha de Trigo Enriquecida com Ferro e Ácido Fólico nós não poderíamos dizer que se tratava de um produto integral, pois o seu maior ingrediente seria a farinha branca.

Outro caso que devemos sempre observar é no caso dos produtos Light ou Zero, observe o que realmente está reduzido ali, como no caso de Iogurte Zero, que podem ser Zero Açúcar ou Zero Gordura, e à partir dessa informação é que você irá escolher o melhor produto de acordo com a sua necessidade.

Adquirir o habito de ler rótulos é a melhor maneira de você se certificar de que realmente está consumindo o produto que deseja. Fique de olho e leia tudo que está descrito nos rótulos, não seja enganado por rótulos bonitos e coloridos, fique atendo ao conteúdo de cada alimento.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leitura - rótulos - costume


Compartilhe:



Muitas vezes nos pegamos pensando sobre isso ou escutamos alguma pessoa falar sobre esse assunto, alimentos de dieta são os light e diet, mas será mesmo que tem que ser assim?

Segundo a Anvisa, os alimentos classificados como light ou zero (estabelecidos pela Portaria SVS/MS 27/1998) são alimentos com alguma condição específica em suas propriedades nutricionais, o que pode ser em relação ao seu valor energético ou a quantidade de nutrientes presentes em sua formulação, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Não necessariamente esse alimento terá um teor energético menor do que um produto similar. Para ser classificado como Light ou Zero basta o alimento ter baixo ou reduzido teor de algum nutriente, sendo que, para esse alimento ser classificado como light deverá apresentar uma redução de no mínimo 25% do nutriente proposto, como por exemplo, 25% menos sódio.

Quando falamos de alimentos Diet (contemplados na Portaria SVS/MS 29/1998) são aqueles destinados às pessoas com condições especiais como diabéticos, hipertensos ou pessoas que mantém uma dieta para controle ou perda de peso, alimentos destinados para dietas com restrição de açúcares ou restrição de outro nutriente como proteínas, gorduras, açúcar ou sódio, como por exemplo, os alimentos destinados a Diabéticos, que são produtos com restrição de açúcar ou alimentos destinados a Hipertensos com restrição de sódio. Os alimentos Diet devem ser isentos ou apresentar quantidades insignificantes de determinado nutriente.

Então, agora que sabemos identificar o que são os alimentos Light e Diet, você acredita mesmo que, ao iniciar uma dieta você precisa consumir apenas esses alimentos?

Vamos pensar o seguinte, iniciamos uma dieta e queremos reduzir calorias, mas estamos consumindo um alimento Diet que é isento de sódio, mas tem um teor de gordura maior, ou digamos que vamos optar por outro alimento Diet que é isento de açúcar, mas tem um teor de sódio maior, será que estamos realmente tendo alguma vantagem em consumir esses alimentos?

Quando comparamos os refrigerantes de cola convencional e o zero podemos observar isso, no refrigerante convencional o teor de sódio é de 18mg em 350ml, já o refrigerante zero o teor de sódio é de 49mg em 350mL, mais que o dobro de sódio na mesma quantidade de produto. Pensando por esse aspecto, esse refrigerante é zero açúcar e um hipertenso que precisa perder peso para controlar a sua pressão arterial pode facilmente consumir esse alimento, pois não tem carboidratos, mas em contra partida esse alimento pode contribuir para um quadro de hipertensão arterial.

Opinando a respeito, eu como nutricionista, não acredito que uma pessoa necessariamente precisa consumir alimentos Diet ou Light apenas pelo fato de estar de dieta ou porque essa pessoa deseja perder peso. Esses alimentos podem facilmente levar a pessoa ao erro, por esse motivo acredito que a leitura do rótulo dos alimentos é essencial para não consumir um alimento equivocadamente.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: diet, light, sódio, açúcar, alimento


Compartilhe:



Acredito que todo mundo já tentou fazer dieta pelo menos 1 vez na vida! Mas o que diferencia as pessoas que tem sucesso em suas dietas daquelas que se frustram ao não conseguir permanecer na dieta?

Temos que ter como ideia inicial não faz uma dieta, mas sim alcançar uma mudança de vida, mudança dos velhos hábitos, que contribuem para o ganho de peso, para adquirirmos novos hábitos que contribuem para a perda de peso, sendo o nosso novo estilo de vida.

O motivo para muitas pessoas não permanecer na dieta é que elas sempre traçam metas altas e que são difíceis de alcançar, desejam resultados em um curto espaço de tempo como por exemplo quando pretendem viajar no mês seguinte e querem perder muito peso para a viagem ou quando decidem mudar de estilo de vida e desejam ser "fitness" na semana seguinte.

Pensem que a construção de um corpo depende das atitudes que você toma ao logo do dia, somem isso ao longo da semana, do mês, do ano e finalmente você terá mudado o seu estilo de vida!

Levamos muito tempo para ganhar peso, geralmente as pessoas levam anos para adquirir certo peso, então foi muito tempo investido para que você chegasse no corpo e peso que você está hoje e essa regra também vale para a perda ou manutenção do peso. Uma pessoa que pretende ter um corpo malhado, definido ou magro, seja o objetivo qual for essa pessoa terá que investir muito tempo, dinheiro, sonhos e talvez terá que abrir mão de algumas coisas para alcançar o seu objetivo, mas a regra é clara, levará tempo para que você alcance o seu objetivo.

Então, a regra é clara, trace metas reais e alcançáveis, dê ao seu corpo o tempo necessário para que essa nova rotina vire hábito, não faça loucuras, cuide bem do seu corpo e da sua mente, ocupe seu tempo com coisas que te edificam e cuide do seu corpo como o seu maior bem, seguindo esses passos você terá sucesso na dieta e realizará tudo o que desejar.

Um beijo da Nutri. 

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dieta, perseverança, pessoas, sucesso


Compartilhe:



Muitas pessoas tem me perguntando sobre a prática do Jejum Intermitente, já que a mídia tem divulgado sobre seus benefícios. Temos que lembrar que, a atual dieta de Jejum Intermitente é usada há muitos anos e era conhecida como Dieta Cetogênica, descoberta em 1962 pelo Dr. Alfred Bauer em seus estudos, onde identificou que em determinado estado de jejum com o corpo em estado de catabolismo a gordura era convertida no fígado em ácidos graxos e corpos cetônicos para obtenção de energia, por isso o nome de Dieta Cetogênica.

Os benefícios do Jejum Intermitente vão muito além do que podemos imaginar, o uso desse tipo de dieta pode auxiliar no tratamento da compulsão alimentar, na redução de peso, redução de marcadores hormonais, redução da resistência à insulina, melhora da resposta de fome e saciedade, entre outros benefícios.

Muitos estudos evidenciam que a curto prazo vários tipos de dieta trazem benefícios de perda de peso, mas poucos estudos evidenciam esses benefícios a longo prazo, como a permanência do indivíduo com a dieta, redução dos marcadores hormonais a logo prazo, redução e manutenção do peso, redução das doenças cardiovasculares, melhora e prevenção do Diabetes, redução das taxas de lipídeos no sangue, entre outros marcadores.

Um estudo realizado com 40 adultos obesos de ambos os sexos, avaliou a eficácia entre as dietas de baixa caloria, alta em proteínas e jejum intermitente e uma dieta convencional. Os grupos foram avaliados por 1 ano e 4 meses e concluiu-se que ao final do período os indivíduos que estavam em uma dieta com baixa caloria, um aporte proteico maior e praticando jejum intermitente conseguiram a manutenção, a manutenção foi igual em ambos os sexos, os níveis de lipídeos no sangue eram menores e alcançaram uma melhora no sistema cardiovascular quando comparados ao grupo que mantiveram uma dieta saudável convencional.

O que esse estudo demonstrou foi que existem inúmeros benefícios na pratica do jejum intermitente diante a manutenção da perda de peso, melhora no perfil bioquímico, melhora no sistema cardiovascular, entre outras vantagens.
Vale lembrar que, todos devemos sempre procurar a orientação de um profissional Nutricionista para a orientação personalizada.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: jejum, dieta, fígado, estômago


Compartilhe:



28/09/2016 às 22h00m - Atualizado 28/09/2016 às 22h03m


A composição da microbiota do seu intestino pode contribuir para a obesidade

A obesidade é uma doença que acomete o mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde 1,9 bilhão de pessoas adultas estão com sobrepeso, sendo que 600 milhões já eram obesos. Quando pensamos em obesidade devemos pensar em doenças associadas como Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Coronarianas e Cardiovasculares, Síndrome Metabólica, Câncer, entre outras. O que antes acometia principalmente a população dos países desenvolvidos, hoje vem assolando também os países em desenvolvimento, a obesidade adoece a população mundial a cada dia mais.

Nosso corpo é colonizado por diversos tipos de bactérias, entre elas existem bactérias benéficas e bactérias maléficas à nossa saúde, essas bactérias são chamadas de microbiota e o nosso intestino (trato gastrointestinal) concentra a maior parte dessas bactérias, que chamamos de microbiota intestinal. A microbiota intestinal contribui para o processo de digestão e absorção dos nutrientes, sendo assim, podemos dizer que a alimentação do hospedeiro, o ser humano, nutre essa microbiota intestinal. Devido ao fato dessas bactérias se alimentarem de certos alimentos, podemos dizer que promovemos há ação simbiótica entre hospede e hospedeiro, onde o humano se alimenta e as bactérias se alimentam desses alimentos.

A dieta é o principal fator regulador da saúde da microbiota intestinal, quando o humano que é o hospedeiro dessas bactérias mantém uma dieta rica em certos alimentos a sua microbiota intestinal se modifica, essa modificação por menor que seja pode resultar em um aumento na quantidade de certas bactérias que contribuem para o acumulo de gordura corporal, aumentado assim à adiposidade no indivíduo.

Por outro lado, quando o indivíduo mantém uma dieta saudável, associada a pratica de atividade física, mantém um sono saudável, seu estilo de vida pode contribuir para o aumento das bactérias benéficas, trazendo inúmeros benefícios para a sua saúde. Uma microbiota equilibrada contribui para a manutenção do peso adequado, melhora no sistema imunológico, previne doenças crônicas como o Diabetes, a Hipertensão Arterial, a Obesidade, a Síndrome Metabólica, entre outras doenças crônicas não transmissíveis.



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: microbiota, cardiovasculares, obesidade


Compartilhe:



20/09/2016 às 13h42m


Super Alimentos - o Abacate

O abacate por muito tempo foi tido como um alimento que deveria ser excluído das dietas, isso devido ao seu alto teor de gorduras e valor calórico elevado. Muitas pessoas temiam que o consumo da fruta pudesse elevar as taxas de colesterol e triglicerídeos e as pessoas que desejavam emagrecer fugiam do abacate.

Com a evolução das pesquisas cientificas e com novos estudos sobre o assunto, foi descoberto o alto valor nutricional do abacate, que é fonte de vitaminas lipossolúveis como a Vitamina A e E que confere ao abacate o poder antioxidante que combate o envelhecimento das células, ele também é rico em beta-sitosterol, é uma excelente fonte de ômega 9, entre outras propriedades.

É no óleo do abacate onde encontramos o beta-sisterol, esse fitoesterol tem propriedade antiinflamatória, antiviral, fungicida e estudos apontam que o beta-sisterol atua na redução dos níveis de colesterol, em associação a outros alimentos além da ação de redução também ocorre a inibição da absorção do colesterol pelo organismo. 

E sobre a ação antiinflamatória do abacate no combate a celulite, você já ouviu falar? A Glutationa e o ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado presente no abacate combatem as doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, acne, dislipidemias, auxiliam na perda de peso e no combate a celulite que é uma doença inflamatória.

O valor nutricional do abacate é sem dúvida muito grande, o seu uso tanto para o tratamento terapêutico quanto estético é realmente muito eficaz.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Vamos falar sobre uma joia da natureza, o limão e seus inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Muitas pessoas me questionam sobre o uso diário de limão, perguntam se ajuda a emagrecer ou se provoca problemas estomacais.

Sobre o consumo diário a resposta é um grande SIM! Podemos usar limão diariamente. E sobre o limão ser ácido e causar problemas estomacais a resposta é um grande NÃO, o ácido cítrico do limão não causa o aumento da acidez estomacal, mas vamos falar melhor sobre isso.

O limão é um alimento detoxificante, ele promove auxiliando o processo de eliminação das impurezas do nosso corpo. Nosso corpo possui esse processo de eliminação de toxinas, os órgãos que participam desse processo são o fígado, rins, intestino e a pele através do suor. Quando comemos certos alimentos nós conseguimos potencializar essa eliminação de toxinas, que muitas vezes o nosso corpo não consegue fazer de forma satisfatória.

Então a primeira pergunta volta à tona, "posso tomar limão todos os dias" a resposta é "Você deve tomar limão todos os dias". Muitas pessoas ao iniciarem o uso do limão relatam ter diarreia, náuseas, boca amarga, mas tudo isso é o limão fazendo uma faxina no seu organismo.

Sobre os benefícios do limão podemos citar:

Atua de forma mineralinizante, auxiliando na fixação de minerais como cálcio, ferro, zinco, potássio, entre outros minerais.

Atua de forma digestiva estimulando as glândulas salivares como a glândula Parótida, sabe aquela sensação que da de aperto na bochecha, é o limão estimulando nossas glândulas a produzirem mais saliva. Chegando ao estômago o ácido cítrico e citratos encontrados no limão e outras frutas cítricas estimulam a produção de sais alcalinos, que neutralizam a acidez do estômago, agindo da mesma forma que os medicamentos para a má digestão.

Atua de forma alcalinizante, por formar sais alcalinos como citratos de ferro, cálcio, sódio, potássio, alcalinizando assim todos os líquidos do nosso corpo como sangue, líquidos intracelulares, entre outros.

Para o consumo, o ideal é que cada pessoa procure a orientação de um Nutricionista, pois cada um de nós necessita de uma quantidade diferente.

Essa postagem não substitui a orientação individualizada de um Nutricionista.


Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"
Hipócrates

Eu desconheço uma frase melhor para começar a nossa conversa de hoje! Hipócrates nasceu na Grécia no ano 460 a.C. e é considerado o "pai da medicina", já naquela época e sem muitos recursos Hipócrates sabia que a forma com que as pessoas se alimentavam era um aspecto decisivo para a saúde delas.

Hoje em dia, com toda a modernidade que existe e o avanço tecnológico, ainda sofremos com doenças como o câncer! Mesmo com todo o cuidado que temos em realizar anualmente os exames de rotina, muitas mulheres ainda são acometidas pelo câncer de mama, que, apesar de ter um bom índice de cura ainda mata muitas mulheres anualmente.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), há estimativa de 57.960 novos casos de Câncer de Mama para o ano de 2016.

E o que a nutrição pode ajudar sobre esse aspecto?

Existem alimentos que ajudam na prevenção dos diversos tipos de Câncer, e hoje vamos falar sobre um super alimento que auxilia na prevenção do Câncer de Mama.

Pouco explorado na nossa culinária, os diversos tipos de Cogumelos comestíveis possuem grandes propriedades nutricionais! Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Os cogumelos possuem inibidores da aromatase, que é uma enzima que produz estrogênio, nós sabemos que o estrogênio está diretamente ligado ao Câncer de Mama e muitos medicamentos de combate a esse tipo de câncer tem como princípio inibir a enzima "aromatese". Quando consumimos Cogumelos Comestíveis estamos consumindo esses inibidores de forma natural, por isso eu afirmo, Cogumelos Comestíveis devem fazer parte da sua alimentação a partir de agora!

Os Cogumelos Comestíveis além de serem fonte de inibidores da enzima aromatase que combate o Câncer de Mama, também auxiliam o trabalho das células NKT que são super células de combate a células cancerígenas e patógenos. Os Cogumelos Comestíveis ainda atuam nas doenças auto imunes pelo seu perfil de atividade imuno-moduladora, melhorando os sintomas exacerbados do sistema imunológico e possui propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam na obesidade pois é uma doença que causa inflamação sistêmica e auxilia nas doenças inflamatórias em geral.

São muitos benefícios em um único alimento! Já pensaram em como vão preparar o Cogumelo Comestível de hoje?

Essa postagem não substitui a orientação individualizada de um profissional Nutricionista.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



A moda dita muitas coisas na nossa vida. E uma das coisas que tem sido ditada pela moda é a forma com as pessoas se alimentam!

Há alguns anos o Glúten vem sendo feito de vilão das dietas, muitas pessoas acreditam que ao retirarem o glúten do cardápio irão emagrecer muitos quilos em pouco tempo, irão ficar definidos e suas vidas mudarão.

Quando iniciamos uma dieta sem Glutén passamos a substituir os alimentos à base de trigo, aveia, malte, cevada e centeio que são fontes de glúten por alimentos à base de milho, arroz, batata e mandioca, mas essa substituição implica em muitas coisas, principalmente dificultando a perda de peso.

Quando consumimos um carboidrato ativamos a resposta da insulina sobre a glicose, que é o mecanismo responsável por levar essa glicose para dentro das células. Os alimentos a base de trigo provocam uma resposta alta de glicose-insulina, mas, os alimentos a base de milho, arroz, batata e mandioca tem uma resposta ainda maior sobre a glicose-insulina, então quando consumimos esses alimentos acabamos por guardar mais glicose nas células, aumentando o tecido de gordura, por isso temos visto pessoas com a Doença Celíaca engordando após retirarem o Glúten da dieta. Vamos falar sobre a Doença Celíaca na semana que vem.

Mas existe alguma vantagem sobre a retirada do Glúten da dieta?

O Glúten é a proteína presente nos alimentos à base de trigo, aveia, malte, cevada e centeio, existem outras proteínas nesses alimentos, mas em menor quantidade. Quando consumimos o Glúten é gerado em nosso organismo respostas imunológicas e neurológicas, vou explicar melhor; Existem pessoas com intolerância ou alergia ao Glúten, que ao consumirem certos alimentos sofrem uma resposta de combate do Sistema Imunológico, o corpo entende que sofreu uma agressão então precisa combater aquele agente agressor, também há uma inflamação crônica na mucosa intestinal dessas pessoas, que sofrem com reações como diarreia crônica, vômitos, dor abdominal, anemia, emagrecimento repentino, entre outras. Já a resposta neurológica; quando o Glutén que consumimos sofre digestão é quebrado em partes menores chamadas peptídeos, esses peptídeos seguem pela corrente sanguínea e lá no nosso cérebro se ligam aos receptores de morfina, promovendo em nós a sensação de prazer, por isso podemos dizer que o Glúten causa dependência.

Quando me perguntam se eu vejo alguma vantagem em retirar o Glúten da dieta eu digo que, se tratando de um celíaco ou alérgico ao Glúten eu vejo a necessidade de optar por alimentos sem Glúten, como frutas, verduras e legumes, carnes, ovos e leite. Caso a pessoa não seja alérgica ou intolerante eu não vejo vantagem em optar por outros alimentos caso o objetivo da pessoa seja emagrecer. Cada caso é um caso e cada pessoa tem que ter uma dieta planejada para ela, procure um profissional Nutricionista capacitado fazer o seu plano alimentar individualizado.

Um super Beijo da Nutri.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: glúten - dieta - nutrição


Compartilhe:



23/08/2016 às 12h53m


A hidratação do Idoso

Na terceira idade sofremos com modificações dos sentidos, uma dessas modificações nos sentidos é a perda na sensação de sede, muitos idosos tem uma sensibilidade menor para a sede e acabam se desidratando por conta do baixo consumo de água. O baixo consumo de água não implica somente na desidratação, nosso corpo depende de água para executar várias funções, o baixo consumo de água está ligado ao mau funcionamento do intestino, processos inflamatórios e infecciosos recorrentes, problemas renais, baixa produção de saliva, pele seca e quebradiça, doenças como câncer, problemas broncopulmonares, perda da função cognitiva, entre outras, e a desidratação grave pode levar à morte.

Além da baixa sensibilidade a sede, muitos idosos sofrem com problemas de memória, problemas para se locomover ou por outras doenças que os impossibilitam de se lembrar ou de ter acesso à água, isso faz com que o idoso consuma pouca água.

Mas como fazer com que o idoso consuma mais água?

- Manter a água sempre à mão, como por exemplo manter sempre um copo com água próximo da cabeceira da cama do idoso, lembre-se que, devido a perda dos sentidos, o tato do idoso está comprometido, então devemos manter copos inquebráveis como os de plástico e de preferência com alça como as canecas de plástico, para ajudar o idoso a segurar esse copo com segurança.

- Oferecer ao idoso alimentos ricos em água, como por exemplo picolés, sucos, gelatinas, chás. Lembrando que, refrigerantes, sucos industrializados, bebidas gaseificadas, não substituem o consumo de água.

- Colocar lembretes e despertadores pela casa, para que o idoso ao ver o lembrete ou escutar o despertador se lembre de consumir água.

- O cuidador do idoso se atentar para ofertar água de hora em hora ao idoso, mesmo que esse recuse toda a quantidade de água.

- No verão principalmente, oferecer bebidas isotônicas ao idoso, como água de coco, soro de reidratação, soro caseiro, bebidas isotônicas prontas como aquelas direcionadas aos atletas.

Em caso de diarréia, vômitos e febre, devemos levar o idoso imediatamente ao hospital ou emergência mais próxima, pois são sintomas de desidratação grave. Não hesite em procurar ajuda médica, a desidratação pode levar o idoso à morte. 

Minhas postagens são de caráter informativo. Em caso de dúvidas procure sempre um Nutricionista capacitado para adequar a sua dieta.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: hidratação - idoso - nutrição - nutricionista


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: