10/12/2015 às 10h23m


TUDO SE CRIA DO NADA

Criar seu futuro significa criar do nada. Então, para entender por que toda invenção é feita do nada, você tem de aprender a trabalhar com o processo criativo, que tem três fases — a da germinação, a da assimilação e a da conclusão.

Vamos ver como isso funciona. 

Germinação
Quando você tem uma idéia, ela germina. O universo é bastante sábio para, no momento em que você tem uma idéia, dar energia para essa idéia se desprender, sair do chão. 

Assimilação
Depois, parece que tudo está parado, que nada está acontecendo. É a fase da assimilação. Assimilar significa, também, agir de acordo com a sua estrutura, sem forçar a realidade. Agir contra a estrutura gasta muito mais energia, e a vontade acaba. Nessa fase, muitas idéias são abortadas porque as pessoas não dão tempo ao tempo e se precipitam antes de os resultados aparecerem.

Conclusão
Quando você começa uma coisa e não termina, você cria a chamada unidade de atenção do cérebro, e para isso gasta energia.

Se você diz, por exemplo, que vai estudar inglês e não estuda, toda vez que passa defronte a uma escola de inglês você diz: "Ih, eu preciso estudar inglês!". Por que isso? Porque você gerou a idéia de estudar inglês. Então, de duas uma: ou você estuda inglês ou desiste de uma vez por todas. Se você fica nessa história de que vai estudar e não es¬tuda, você está gastando energia. Há pessoas que, em razão disso, já não conseguem germinar mais nada. Ia fazer isso, não fez; ia fazer aquilo, não fez. Essas pessoas acabam gastando toda a sua energia por nada.

Você tem, portanto, de germinar, assimilar e concluir. Mas não force a realidade. Nem sempre dá para concluir algo que você começou. Se você fez alguma coisa pela metade (um curso, por exemplo) e quer resolver esse problema que ficou pendente, há duas opções: fazer ou desistir. Muitas vezes, saber desistir também é uma boa decisão, que traz um grande alívio. 

É preciso mudar
Para fazer alguma coisa, é preciso mudar. Conservar sempre a mesma visão, manter opiniões e conceitos inflexíveis representam uma postura incompatível com o movimento do universo. Quem não muda não vai adiante.

Para mudar, você tem de aceitar viver permanentemente um processo de destruição. Porque não há construção sem destruição. Não se faz omelete sem quebrar os ovos. 

Quando você retira do seu armário roupas que não usa mais, você abre espaço para novas peças. Você abre espaço para mudanças. Mas isso não é tudo. Não se prepara o terreno para a construção da casa sem um projeto arquitetônico. Para destruir e depois construir, é preciso planejar e ter metas claras, conforme foi discutido no capítulo anterior.

Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: mudança - motivação - ação


Compartilhe:



03/12/2015 às 08h48m


ASSUMA O SEU DIREITO DE ESCOLHA

Para tanto, vamos partir do seguinte: o passado é conhecido, mas imutável; o futuro é desconhecido, mas mutável. 

Logo, a grande possibilidade que temos para criar o futuro que queremos ter é criando memórias do futuro, do mesmo modo que temos memórias do passado. 

Entender isso não é tão difícil quanto parece. Basta aprender como o cérebro codifica experiências e como codifica tempo. Ou seja, como o cérebro sabe que ontem foi ontem, que hoje é hoje e que amanhã ainda não chegou.

Vamos falar de transcendência
Transcender é superar, é começar de novo. Não importa o que tenha acontecido na sua infância ou no seu passado, você sempre pode transcender. Como animais lingüísticos que somos, nós, seres humanos, temos essa capacidade de transcender. Para isso, é preciso escolher.

Escolha
Você tem de saber escolher. Geralmente, as pessoas escolhem, não de acordo com aquilo que querem, mas com o que pensam que é possível. 

Para ficar mais fácil pensar a respeito, veja este exemplo: Uma menina de 7 anos de idade pede uma boneca de presente de aniversário para o pai e, no dia do aniversário, ela ganha outro presente, mas não a boneca que pediu. Ela insiste e pede a mesma boneca de presente de Natal, mas chega o Natal e ela acaba ganhando outro presente... E essa situação se repete mais algumas vezes até que a menina conclui o seguinte: — Na vida, a gente não pede o que quer, mas o que é possível. 

Esqueça-se do que é possível e concentre-se naquilo que você realmente quer. E, para você saber o que realmente quer, você tem de fazer escolhas. 

Escolhas primárias
Se eu escolho tonificar meus músculos, essa é uma escolha primária. 

Escolhas secundárias
São as escolhas que se seguem a uma escolha primária. No caso do exemplo utilizado, a escolha de tonificar os músculos implica levantar mais cedo, ir à academia, fazer musculação, alterar a alimentação, etc. São as escolhas secundárias. 

Quando eu faço uma escolha, na realidade estou fazendo várias outras escolhas.

Escolhas fundamentais
Ser a força criadora da minha própria vida. 

Essa escolha significa que tudo o que acontece de bom ou de ruim na sua vida, é responsabilidade sua. Preste bem atenção a essa palavra: responsabilidade = habilidade de resposta. Quanto maior a sua habilidade de resposta, mais poder você vai ter nesse mundo.

Ser sadio — física, mental, emocional e espiritualmente. 
Se você escolhe ser sadio, você está escolhendo ter energia para fazer o que quer na vida. No momento em que você muda a sua mente e escolhe ser sadio, as doenças não conseguem mais permanecer num corpo sadio, vão embora. 

Ser livre. 
Isso significa que você é livre. O que os outros pensam a seu respeito não é problema seu, é problema deles. Você não tem controle sobre o pensamento dos outros. Você não vai conseguir agradar a todo mundo. Nem Jesus Cristo conseguiu! 

Ser sincero comigo mesmo.
Toda vez que você diz sim querendo dizer não, morre um pedacinho de você. 

Saber fazer boas escolhas é a primeira coisa que você precisa para criar o seu futuro. Quem define o seu destino é você. E não se preocupe em decifrar quem você é, pois os filósofos gastaram muitos neurônios tentando encontrar respostas para essa questão e não conseguiram. Dirija a sua vida, sem perder tempo tentando justificá-la. A vida é uma dá-diva, um presente, a que você retribui fazendo as coisas não por obrigação — mas por escolha.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: direito - escolha - motivação


Compartilhe:



26/11/2015 às 10h26m


ESTABELECENDO METAS

 — Área Física
Nessa área, o mais importante é o seu corpo, que abriga a sua alma enquanto você viver. É preciso respeitar esse corpo, assim como cuidar dele. 

Se você tivesse um cavalo de corrida que vale 1 milhão de dólares, você daria qualquer coisa para ele comer? Claro que não. Certamente, você se preocuparia em verificar se o alimento é bom, se tem bons nutrientes, contrataria um bom veterinário e assim por diante.

E o seu corpo, quanto ele vale para você? Vale mais que o cavalo de corrida? Na realidade, o valor do nosso corpo é como o valor do rei, no jogo de xadrez: não tem preço. Valor absoluto!

Você se preocupa com o que põe na boca do mesmo modo que se preocuparia com aquele seu cavalo de um milhão de dólares? 

Geralmente, as pessoas se preocupam pouco com a nutrição e conservação do próprio corpo: comem alimentos gordurosos no botequim da esquina, comem coisas de procedência desconhecida, bebem água da torneira... Poucas pessoas respeitam o próprio corpo como deveriam.

— Área Financeira
Dinheiro, dinheiro, dinheiro. Pessoas que só pensam em dinheiro, correm o risco de enfartar quando chegam aos 40 anos de idade.

Dinheiro é importante, pois vivemos em um mundo material. Quando está preocupado em pagar as contas no final do mês, quer queira quer não, o dinheiro é importante para você. Mas, apenas ganhar dinheiro, não pode ser uma meta. 

Uma meta financeira coerente é fazer alguma coisa no universo e, como conseqüência, ganhar dinheiro. 

— Área Familiar
Há pessoas que concentram suas metas na família. Só pensam na família. Nos Estados Unidos, deram o nome de síndrome do ninho vazio ao transtorno sofrido por mães que vivem em função dos filhos e ficam completamente desorientadas quando eles crescem e vão embora, como é natural que aconteça.

Os filhos são muito importantes. Mas não são mais nem menos importantes do que você. Lembre-se sempre disso.

— Área Profissional
Ser bem-sucedido e realizado profissionalmente é muito importante; mas essa área, assim como as demais, não pode dominar a sua vida. 

Pessoas que só pensam em trabalho acabam deixando de lado a própria vida. Isso provoca um enorme desequilíbrio, tanto físico quanto emocional. E o estresse é só uma das coisas que podem acontecer com quem coloca o trabalho acima de tudo.

— Outras Áreas
Festas, reuniões, encontros sociais... Existem pessoas que cuja vida acontece nos intervalos entre um compromisso social e outro. Talvez, enquanto saem de um almoço e se dirigem para uma reunião no clube, seja o único tempo que essas pessoas têm para ficar a sós consigo mesmas. Quem coloca a vida social em primeiríssimo plano, deveria investir algum tempo em autoconhecimento. Talvez, essa necessidade tão grande de estar com outras pessoas revele um enorme medo de ficar consigo mesmo.

Assim como existem pessoas que priorizam o social, existem aquelas que priorizam o  cultural. Sabem a enciclopédia britânica de A a Z, mas não fazem nada com esse conhecimento. Também não podemos nos esquecer da área espiritual. É importante ter uma meta espiritual, mas há pessoas que cometem exageros e chegam ao fanatismo ou à fuga da realidade.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: metas - família - finanças - físico


Compartilhe:



19/11/2015 às 09h17m


NAVEGANDO SEM MAPA

Imagine-se viajando pelo Brasil sem conhecer o mapa do Brasil, sem ter noção da localização dos pontos cardeais, e sem ter a menor idéia da geografia brasileira. Seria uma viagem difícil, você não acha?

É tão difícil chegar a um destino que você não traçou como voltar de um lugar para onde você nunca foi. 

As pessoas bem-sucedidas, segundo Napoleon Hill, foram as que conseguiram traçar suas metas.

Objetivos, sonhos e metas
Como trans¬formar so¬nhos em metas? E metas em realidade? Você sabe a diferença entre meta e objetivo? 
• Meta
Você está em Nova Iorque e de¬cide ir a Chicago. A cidade de Chicago é uma meta que você atinge quando chega lá. 
• Objetivo
Você está em Nova Iorque e deseja ir para o Oeste. Quando chega a Chicago, você não atingiu o seu objetivo, mas apenas uma meta que estava alinhada com o seu objetivo. O seu objetivo continua depois que você chega a Chicago, pois ssempre haverá Oeste para ir.

Se você descobre o seu objetivo de vida e alinha suas metas de acordo com ele, o universo conspira a seu favor! 

Sonhos e metas
Quer saber o "truque" para fazer um sonho virar realidade? Transforme-o em meta!

Há pessoas que sonham a vida inteira, mas não sabem transformar seus sonhos em metas. A diferença entre um sonho e uma meta é a seguinte: sonho não tem data para acontecer, e meta tem data para acontecer.
• Primeiro, você sonha. 
• Depois, estabelece uma data para ele se concretizar. 
• Pronto: você tem uma meta. A data, portanto, é fundamental para você ter uma meta. 

Questão de prioridade
Na vida, sempre temos mais do que uma meta por vez. Como fazer para equilibrá-las? 

Nós vivemos de acordo com as nossas prioridades. Quando você diz "Eu não tenho tempo para fazer isso", é porque não é sua prioridade fazer aquilo. Quando você tiver, realmente, uma prioridade, eu lhe garanto que você vai encontrar tempo para fazer.

Digamos que, ultimamente, você não tem encontrado tempo para arrumar seu escritório. Aí, eu digo que você ganhou uma viagem para as Bahamas: nós dois vamos viajar depois de amanhã para as Bahamas, com tudo pago, desde que o seu escritório esteja arrumado. Quer apostar como você vai encontrar tempo para arrumar o escritório? É natural. A arrumação do escritório, de repente, tornou-se uma prioridade na sua vida.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: sonhos - objetivos - metas - lair ribeiro


Compartilhe:



12/11/2015 às 09h49m - Atualizado 12/11/2015 às 09h53m


O MAPA DA MINA

A cada momento, mesmo sem saber, você está criando em sua mente a sua própria realidade. 

Do mesmo modo, você pode planejar e direcionar essa sua capacidade criativa para o sucesso. 

Sabe como? — Estabelecendo suas metas. 

Ter metas é o mesmo que viajar com um mapa na mão: você não erra o caminho.

Planejamento é essencial
Alguém pode chegar ao topo do Monte Everest sem planejamento? É claro que não. Para chegar lá, é preciso planejar cada detalhe. Essa preparação, que custa milhões de dólares e envolve muita tecnologia, pode demorar uns quatro anos para ser concluída. Sem isso, a pessoa corre o risco de morrer no caminho. Sem planejamento, é quase impossível atingir grandes metas.

Responda rápido: — O que você vai fazer quando terminar de ler este artigo?  E o que você vai fazer com a sua vida daqui a um, cinco ou dez anos? 

Para a primeira pergunta, certamente você tem uma resposta. Já, quanto à segunda, é muito provável que você responda que não sabe ou que ainda não teve tempo para pensar. 

Explorando o desconhecido
Sem um mapa, fica difícil explorar qualquer território. Veja este exemplo: 

Você está assistindo a um curso e precisa de um livro que ficou na estante do seu quarto. Você mora perto da escola e, portanto, tem condições de ir e voltar em, no máximo, 20 minutos. Entretanto, o professor não quer que você saia e pede à pessoa que está sentada ao seu lado, que vá buscar o livro para você. 

Ele diz a ela: — Você acha que dá para ir lá e voltar em 20 minutos? 

E ela, naturalmente, responde: — É claro que não! Eu nunca fui à casa dessa pessoa, não sei como chegar lá nem como entrar na casa, encontrar o quarto dela e a estante onde está o livro... Na verdade, nem sei qual é o livro!

Você tem um mapa mental para ir e voltar para sua casa, você faz isso toda hora, é muito fácil para você fazer isso. Seu colega na sala de aula não teria a mesma facilidade que você, pois ele não tem esse mapa.

Na vida, é a mesma coisa: quando não temos um planejamento exato daquilo que vamos fazer, fica muito difícil atingir nossos objetivos. 

Quem não tem um mapa, não pode explorar o território.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: mapa - mina - lair ribeiro - motivação


Compartilhe:



06/11/2015 às 08h47m - Atualizado 06/11/2015 às 08h48m


VIAS DE ACESSO AO CÉREBRO

Medos, traumas e ansiedades não caíram do céu nem nasceram com você. Eles passaram a fazer parte da sua estrutura psicológica, independentemente da sua vontade. Hoje, porém, você pode libertar-se deles conscientemente. 

Entendendo como funciona o cérebro e utilizando as técnicas apropriadas, você é capaz de recriar a própria vida. Para isso, é importante você entender que o cérebro tem três vias de acesso: a visual, a auditiva e a cinestésica.

Cada coisa entrou no seu cérebro por uma via, e se você quiser modificar alguma delas, será mais bem-sucedido se utilizar a mesma via de entrada.

Um medo de errar que sempre se manifesta como uma voz interior dizendo: "Cuidado. Você não é capaz e pode errar!", significa que a via pela qual esse medo se instalou foi a auditiva.

Se, em vez disso, você vê o rosto do professor de matemática dizendo que você nunca vai progredir na vida porque não sabe lidar com números, é sinal de que o medo foi instalado pela via visual. 

Entretanto, se as lembranças vêm à sua mente na forma de sensações corporais, geralmente acompanhadas de alguma das duas vias anteriores, então esse medo instalou-se pelo canal cinestésico.

Para você entender bem esse processo, pense numa composição química. Pense na água, por exemplo, que é composta de duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio. Com os nossos sentimentos é a mesma coisa, eles são compostos de moléculas emocionais; cujos átomos são: 

V: Visual
A: Auditivo
C: Cinestésico

Sabendo disso, daqui para a frente você vai conhecer-se um pouco mais, sabendo a origem de tudo o que se encontra na sua estrutura psicológica e, conseqüentemente, podendo cuidar melhor da sua auto-estima.

Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: vias - acesso - cérebro - lair ribeiro


Compartilhe:



29/10/2015 às 09h10m


ENFRENTANDO PROBLEMAS

Sabe como transformar seus problemas em probleminhas? — Com reflexão. 

Com quem aprender a refletir? — Com o seu mestre interno, que é você mesmo. 

Lá dentro de você existe muito conhecimento. O suficiente para ensiná-lo como romper barreiras intelectuais e livrar-se das amarras que o "protegem" contra mudanças, impedindo-o de construir um futuro melhor para si mesmo. 

Gratidão
Você é daquelas pessoas que, quando ouvem falar em gratidão, vão logo dizendo: "Eu lá vou agradecer por uma desgraça que aconteceu na minha vida?"

Se for, permita-me dizer-lhe que você está falando bobagem. Agradeça sim, não a desgraça, mas a experiência que ela traz para a sua vida. 

As coisas acontecem porque têm de acontecer. Ou você tira proveito delas ou tira prejuízo. O que você prefere? De acontecimentos tristes e dolorosos, o benefício é a experiência, e o prejuízo, é a dor. Com qual você prefere ficar?

Perdão
O perdão libera mágoas, solta amarras e alivia pesos. Quando perdoa, você manda uma mensagem positiva para a sua mente. No momento em que perdoa, você se sente bem e manifesta apreço por si mesmo.

Costumo dizer que o perdão, antes de ser um ato de amor, é um ato de inteligência, que faz mais bem a você do que à pessoa que foi perdoada. Se você não conseguir perdoar com o coração, comece perdoando com o cérebro. O sentimento vem em seguida, esteja certo disso.

Culpa e ansiedade
Culpa é um sentimento do passado e ansiedade é um sentimento do futuro. É natural, pois ninguém sente culpa em relação a alguma coisa que ainda não fez, nem sente ansiedade por algo que já tenha ocorrido.

Para dissolver esses sentimentos que só prejudicam o seu desempenho, é muito simples: viaje com eles. Nossa mente tem o poder de viajar para qualquer lugar. Se você imagina que está em Paris, não há fronteiras nem demora para essa viagem mental. Numa fração de segundo, lá está você passeando junto à Torre Eiffel ou ao Arco do Triunfo. E a mente tam-bém viaja para o futuro, mas nem sempre você tem consciência disso.

O presente, o passado e o futuro
O problema da ansiedade é resolvido viajando-se para o futuro, e o da culpa, para o passado. Mas, em ambos os casos, você não saiu do presente, do aqui e agora. Isso significa que o presente criou o futuro, no caso do medo de viajar de avião, e recriou o passado, no caso da culpa pelo atropelamento.

Mas não é só para resolver problemas que podemos usar esse recurso especial. Você pode criar o futuro viajando com as suas qualidades. 

Exercite-se
Digamos que o você teve uma reunião com a diretoria da empresa onde trabalha e nela, por algum motivo, o seu desempenho foi insatisfatório. Isso deixou em você uma lembrança que até hoje o incomoda. Para dissolver essa lembrança negativa, pergunte-se: — De que re-cursos pessoais eu precisaria, naquele momento, para mudar o impacto emocional daquele fato na minha vida?

Relacione, pelo menos, três desses recursos. Depois, pense em situações da sua vida em que essas qualidades se manifestaram, projete-as na sua mente e congele a imagem, em cores. Em seguida, coloque-se, mentalmente, alguns minutos antes da traumática reunião e veja-se confiante e fortalecido. Então, entre na reunião e pergunte-se: — Quem sou eu? Uma pessoa capaz de ter aquelas qualidades ou uma que, por um momento, falhou? 

Naturalmente, você é uma pessoa capaz das qualidades necessárias para sair-se muito bem na reunião.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: problemas - motivação - lair ribeiro


Compartilhe:



22/10/2015 às 08h27m


VALORIZE SUAS QUALIDADES

Ás vezes, você é aconselhado a desenvolver seus pontos fracos. Tudo bem, pode até ser útil. Mas não gaste muita energia com isso. Melhor, mesmo, é concentrar-se nas suas qualidades, sejam físicas, artísticas, profissionais, etc. 

Se eu tenho 1,60 metro de altura, não vou perder tempo aprendendo basquete. Posso treinar 24 horas por dia, 365 dias por ano, que nunca vou pertencer a uma seleção de basquete. O mesmo aconteceria se eu, com mais de 2 metros de altura, quisesse ser jóquei. 

Trabalhe no que você é forte que o resto se fortalece.

Semelhante atrai semelhante 
Você abre a torneira da sua casa e a água sai. Essa água, depois, vai para o esgoto. E, deste, para o rio e, depois, para o mar. Ou seja: água vai para onde tem água. 

E o dinheiro? Vai para quem? 

— Dinheiro vai para quem tem dinheiro! Sucesso vai para quem tem sucesso. Amor vai para quem tem amor. Ódio para quem tem ódio. 

Coisas semelhantes atraem coisas semelhantes. 

Pense em uma pessoa que você admira muito. Qualquer pessoa. Isso traz as qualidades que você admira nessa pessoa para perto da sua vida.

Da mesma forma, quanto mais você pensar nos seus momentos bem-sucedidos, mais momentos bem-sucedidos acontecerão na sua vida. Não importa que você pense em sucessos acontecidos no passado, nem em que área da sua vida eles aconteceram, seja na profissional, afetiva, espiritual ou material. O importante é a experiência do sucesso que, quanto mais você pensa, mais se aproxima dela. 

Concentre-se em uma experiência de sucesso, visualize-a na sua vida presente, e atraia mais sucesso para o seu futuro. 

Sucesso atrai SUCESSO, mas quem faz o seu sucesso é você mesmo.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: valorização - motivação - qualidades


Compartilhe:



15/10/2015 às 08h54m


ACEITAR-SE É FUNDAMENTAL

Outro ponto importante da auto-estima se encontra na aceitação das falhas. Todos falhamos, e isso precisa ser encarado de forma natural. 

Como é que um bebê aprende a andar? Caindo e levantando, caindo e levantando, caindo e levantando... Até que, de repente, acerta! Se, nesse treinamento para aprender a andar, o bebê dissesse para si mesmo que era bobagem continuar tentando, pois não iria nunca conseguir, o que você acha que aconteceria? O adulto em que esse bebê se transformou não estaria andando até hoje. Felizmente, não é isso o que acontece, pois os bebês não costumam se intimidar com os tombos e insistem na tentativa de andar, até que conseguem.

Na nossa educação, no entanto, falhar é pecado. E, à medida que isso acontece, nossa auto-imagem vai sendo destruída. Devemos nos lembrar sempre do bebê persistente que já fomos.

Aprenda com os seus erros
Se quiser progredir na vida, esqueça a síndrome da perfeição. Ficar repetindo para si mesmo que não pode falhar, torna tudo mais difícil. 

Se você pensar que nada de importante é feito corretamente e da primeira vez, você chegará à conclusão de que os erros são uma forma de aperfeiçoar-se. Quanto melhor você aceita suas falhas, mais aprende com elas para fazer certo da próxima vez. 

É falhando, aprendendo, acertando e progredindo que aprendemos a confiar mais em nós mesmos e a ter mais auto-estima.

Os erros são grandes momentos na nossa existência. 

O poder do sorriso
O sorriso é muito importante para melhorar a auto-estima. Existe uma relação direta entre o sorriso e o sistema nervoso central. Quando sorrimos, mesmo que seja uma simples movimentação da musculatura facial, o cérebro recebe uma mensagem positiva de que tudo está bem. 

Vários estudos mostram que as mulheres sorriem muito mais que os homens. E, curiosamente, as mulheres vivem, em média, oito anos mais do que os homens. 

A magia da doação
A capacidade de uma pessoa se doar, de prestar serviços úteis ao próximo e à comunidade sem interesses finan¬cei¬ros, é muito importante para a sua auto-estima. Quando fazemos coisas de graça, o mundo sempre nos retribui de alguma forma.

É lógico que o seu trabalho deve ser valorizado; mas, o que você acha de praticar o princípio de Robin Hood, cobrando de quem tem e ajudando quem necessita? Vá além disso e seja generoso: às vezes, faça doações até mesmo para quem não precisa. 

Cuide da vizinhança
As pessoas que nos cercam interferem diretamente em nossa auto-estima. Quem vive em companhia de pessoas negativas, dificilmente consegue desenvolver uma auto-estima sadia. 

Isso não significa deixar de lado pessoas que precisam do nosso apoio exatamente por serem negativas. Mas é preciso saber escolher ambientes e relacionamentos propícios à sua felicidade. 

Lembre-se: Quando você não está bem, não consegue contribuir para que as pessoas ao seu redor fiquem bem, e isso tende a criar um círculo vicioso, prejudicial a todos.




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas: aceitação - motivação - fundamental


Compartilhe:



08/10/2015 às 17h19m


É PRECISO FAZER ALGUMA COISA...

Quando a fantasia toma o lugar da realidade, estamos diante de um problema. Se o indivíduo passa a vida inteira fingindo que gosta de si, sem conseguir superar aquelas crenças negativas que absorveu quando pequeno, o problema pode ser sério. Nesses casos, a única solução é o indivíduo entrar em contato com a criança que tem dentro de si e dar a ela todo o cuidado, carinho e atenção de que ela necessita.

Cuidando da auto-estima

Relaxamento
O relaxamento é fundamental para aumentar a auto-estima. Na escola, nós aprendemos que o trabalho enobrece e faz bem à saúde. Isso é verdade. Há pessoas que trabalham muito e se queixam de estresse, mas o estresse pode ser positivo. Desde que esteja ligado à emoção de realizar coisas, o estresse traz energia. O problema surge quando o estresse é resultado ape-nas de preocupação e ansiedade: aí, ele é prejudicial. Nesse caso, ele nem se chama estresse — chama-se distresse.

Esse lado construtivo do trabalho é verdadeiro apenas quando permitimos que a nossa mente relaxe. Quando relaxamos, travamos contato com o inconsciente e deixamos que ele harmonize o nosso trabalho com a nossa finalidade de vida.

Quem só trabalha, vira um robô: acorda de manhã para trabalhar, come para trabalhar, dorme para trabalhar. É muito importante relaxar. Relaxando, você não se separa de si mesmo. 

É possível relaxar a qualquer hora, em qualquer lugar. Você só precisa saber que isso é necessário. 

Existem diversas técnicas de relaxamento, e todas são válidas: respiração, músicas especiais, meditação, ioga, massagem, etc. Procure uma de que goste e pratique-a.

Visualização
Quando você faz uma visualização bem-feita, sua mente não distingue se o fato aconteceu de verdade ou se foi mentalmente criado. Existe uma experiência, feita na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que ilustra bem este assunto. Observe:

Foram escolhidos trinta estudantes que nunca haviam atirado. Todos fizeram testes de tiro ao alvo e foram selecionados porque obtiveram a mesma média de acerto. Depois disso, eles foram divididos em três grupos, que treinaram da seguinte forma:
• O primeiro grupo treinou vinte minutos por dia, cinco dias por semana, durante seis semanas. 
• O segundo grupo, compareceu ao local de treinamento o mesmo número de vezes que o primeiro, mas apenas se imaginou atirando no alvo, fazendo com as mãos o gesto de atirar. 
• O terceiro grupo comparecia ao local dos treinos, mas ficava brincando à toa.

Depois de seis semanas, os testes de tiro ao alvo foram repetidos: 
• O primeiro grupo, que havia treinado com revólver, melhorou 83%.
• O segundo, que apenas visualizou os tiros e o alvo, melhorou 82%.
• O terceiro, que ficou à toa, apresentou o mesmo desempenho anterior. 

Conclusão: O revólver, usado no treinamento do primeiro grupo, serviu apenas como instrumento para manter a mente, assim como as mãos e os olhos, concentrada. 




Autor: Dr. Lair Ribeiro

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: