05/04/2014 às 06h19m - Atualizado 05/04/2014 às 11h02m


Joe Bonamassa: o novo embaixador do blues rock mundial

De tempos em tempos surgem novos músicos que, aos poucos, conseguem consolidar seu nome no mercado musical mundial. Com o advento da internet e dos downloads ilegais, poucos nomes têm conseguido se firmar no mercado fonográfico atual, só mesmo os grandes dinossauros se mantêmde pé.

Mas um jovem loiro e magrelo, que atende pelo nome de Joe Bonamassa tem conseguido se firmar como o novo embaixador do blues rock mundial. O guitarrista lançou seu primeiro trabalho solo em 2000, "New Day Yesterday", e de lá pra cá foi, paulatinamente, inserindo seu nome no cenário americano. Em 2005, com o lançamento do DVD "Live At Rockplalast", Joepassou a ser reconhecido também na Europa. Mas o reconhecimento completo só veio mesmo com o lançamento do DVd duplo "Live atRoyall Albert Hall", em 2009, onde Bonamassa se apresentou acompanhado de uma super banda que incluía até mesmo dois bateristas, e de participações estelares como Eric Clapton.

Esse DVD foi um divisor de águas na carreira do músico, que se tornou um verdadeiro workaholic da guitarra.  Tal sucesso rendeu a Joe o convite de Glenn Hughes para formar com ele o supergrupo Black Country Communion, ao lado do tecladista Derek Sherinian (Ex-DreamTheater) e dobaterista Jason Bonham (filho do lendário John Bonhamque integrou o Led Zeppelin). Outro projeto interessante foi o grupo Rock Funk CandyPart, que gravou um trabalho que mistura vários estilos como o próprio nome confirma.  

Joe gravou também o cultuado "Don´tExplain", em 2011, ao lado da cantora de jazz Beth Hart. Isso tudo paralelo a sua prolífica carreira solo. Bonamassa ainda achava tempo para realizar participações especiais em discos de vários de seus ídolos e ainda fazer inúmeras jamsessions por onde quer que passasse.

Mas no ano passado toda essa vitalidade musical se traduziu em nada menos que quatro DVDs ou CDs ao vivo lançados de forma simultânea no mercado. Mas não pense que são meros caça-níqueis lançados pelo artista, como muitos outros fazem hoje em dia. Joe escolheu quatro dos maiores templos ingleses da música e realizou um show em cada dia, no projeto que ele chama de Tour de Force. Cada show contou com uma formação diferente de sua banda, trabalhando em trio, quarteto ou quinteto. O estilo musical também mudou a cada dia, com Bonamassa mostrando toda sua versatilidade.

O Volume1, "Live atBordeline" foi gravado no formato de Power trio, em que Joe  se fez acompanhardo baixista Michel Rhodes e pelo excelente baterista Anton Fig. Munido de sua Fender Stratocaster, o guitarrista implicitamente presta um tributo a Jimi Hendrix, Cream e todos os grandes trios da década de 70.  

O segundo volume, "Live atShepherds Bush Empire", é todo dedicado ao blues, onde Joe se faz acompanhar basicamente pelo seu quarteto, e utiliza sua tradicional guitarra Gibson Les Paul, para brindar os presentes com altos solos característicos do estilo. Outro ponto positivo foi à presença de um competente naipe de metais, que deixou aos arranjos de Joe ainda mais bonitos e rebuscados

No terceiro volume, gravado sob o nome de "Live atHammersmith Apollo", é dedicado a outro gênero que Bonamassa conhece muito bem: o rock. Mas aqui a abordagem é bem diferente da realizada no primeiro volume da empreitada, poiso guitarristatem as valiosas participações do percussionista Lenny Castro e de Derek Sherinian arrasando no comando do órgão Hammond. Aqui Joe sua e abusa de sua guitarra doubleneck (com dois braços)

O volume 4 é gravado e tem o nome de "Live at Royal Albert Hall", e traz Joe revistando grandes sucessos do blues e do rock. O repertório inclui suas canções mais conhecidas, sendo metade do set list no formato acústico, acompanhado de instrumentos tradicionais como banjo e bandolim e pelo seu velho parceiro de Black Country Communion, Derek Sherinian ao piano. E a outra metade em um set list elétrico.

Em 2014 Joe Bonamassa segue sustentando a coroa de embaixador do blues rock, realizando uma extensa turnê para divulgar seu Box com os quatro DVDs da "Tourde Force". Porém, Joe já avisou que vai gravar um álbum ainda este ano. É, parece que ele não está disposto a ceder ou dividir sua coroa com quem quer que seja...

image

image


Autor: Márcio Chagas

Tags relacionadas: joe bonamassa - blues rock - embaixador mundial


Compartilhe:



Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: