30/04/2013 às 08h37m


Cataguases presta um merecido Tributo a Afonso Vieira

Afonso Vieira, o Afonsinho, é baterista e compositor. Ele nasceu em Cataguases, Minas Gerais, e ainda muito jovem, se interessou por música. Fez parte de grupos locais e começou a carreira como baterista profissional com o aval e o convite da grande Sylvia Telles. Trabalhou nas TVs Globo, Excelsior e Tupi, no Rio de Janeiro; em São Paulo, na Record, em festivais e fez inúmeros shows mundo afora. Além disso acompanhou grandes nomes da MPB. 
Durante os vinte anos em que viveu na Europa, Afonsinho trabalhou com Baden Powell, e percorreu vários países ao lado de Elza Soares, Astrud Gilberto e Alcione. Fez shows e gravou – Per um Pugno di Samba – com Chico Buarque e Ennio Morricone, CD recentemente lançado no Brasil. Participou, com grupo próprio, dos mais importantes Festivais de Jazz realizados Itália (todos), França (Nimes, Metz e o de Nice), Suíça (Zurich, Lugano), Bélgica (Lièges, Gouvy, Knokke) e também na Alemanha. Tocou e gravou com importantes músicos – Oliver Nelson, Stafford James, Archie Shepp, George Adams, Chet Baker, Tony Scott, Charlie Bird, Enrico Rava, Romano Mussolini, Don Pullen, Steve Grossmann, Enrico Simonetti.  
O ponto alto de sua carreira foi a gravação da trilha sonora do filme "O Último Tango em Paris", de Bernardo Bertolucci, que Afonsinho realizou ao lado do saxofonista Gato Barbieri.
Há algum tempo, Afonsinho voltou a morar em Cataguases, onde ministra aulas de bateria e faz apresentações esporádicas. Faltava-lhe o reconhecimento de sua própria terra pelo seu talento inigualável. Como nunca é tarde para se redimir de um erro, no próximo dia 24 de maio será apresentado no anfiteatro "Ivan Müller Botelho", o Tributo a Afonso Vieira. A iniciativa é do jornalista Washington Magalhães e do músico Emanuel Messias. O Tributo será apresentado como um sarau onde os principais músicos de Cataguases estarão prestando um homenagem a esse verdadeiro mestre dos tambores. Para saber mais sobre o talento do nosso querido Afonsinho, acesse www.myspace.com/afonsaovieira


Autor: Márcio Chagas

Tags relacionadas: música bateria shows afonsinho


Compartilhe:



Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: