24/11/2016 às 20h22m


Estrias e Alimentação

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia as Estrias são lesões causadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele, as causas ainda não estão bem estabelecidas, mas se sabe que o crescimento rápido da pele está ligado ao aparecimento das estrias, situações como o ganho de peso, a hipertrofia muscular, gestações, a expansão da pele por colocação de próteses como o silicone, o uso de corticoides, entre outras são as causas do aparecimento das estrias. As lesões das estrias são avermelhadas ou rosadas na fase inicial e brancas na fase tardia, geralmente as estrias ocorrem nas mulheres, mas também podem ocorrer em homens.

Mas o que a nutrição pode fazer por você?

A vida moderna e a correria do dia a dia tem tornado cada vez pior a qualidade da alimentação das pessoas, hoje para muitas pessoas os Fast Foods ou comida pronta são a primeira opção de refeição para muitas pessoas, acompanhando os hambúrgueres e pizzas estão os refrigerantes, uma associação muito perigosa, açúcar e gordura em excesso e baixo teor nutricional dessas refeições. 

Quando pensamos na nossa pele e no que pode levar ao aparecimento das estrias temos que pensar na falta ou excesso de vitaminas que auxiliam no processo de manutenção e troca celular da pele e na hidratação da pele, uma alimentação variada e colorida, rica em frutas, verduras e legumes irá contribuir para a boa nutrição dessa pele. O consumo de água também é fundamental para uma pele hidratada, pele seca não precisa de creme e sim de água, o baixo consumo de água provoca a desidratação da pele o aspecto de pele seca e quebradiça.

Evitar refrigerantes, frituras, alimentos industrializados, alimentos ricos em sódio e corantes, açúcares, acidulantes, conservantes, evitar todos os tipos de alimentos industrializados já é um belo começo para evitar as temidas estrias! Alimentos com baixo ou nenhum valor nutricional contribuem para a má circulação, contribuem com as carências nutricionais e consequentemente com o aparecimento de estrias e celulite, que iremos falar na semana que vem.

Então não existe segredo, para evitarmos o aparecimento das estrias o caminho é manter uma alimentação saudável e consumir água de forma adequada! A pratica de atividade física também é fundamental, procure sempre a orientação de um profissional de Educação Física habilitado par te auxiliar.

Os procedimentos estéticos também ajudam muito na prevenção e tratamento das estrias, mas o fundamental é você que faz, se alimentar bem e consumir água de forma adequada.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: