28/09/2016 às 22h00m - Atualizado 28/09/2016 às 22h03m


A composição da microbiota do seu intestino pode contribuir para a obesidade

A obesidade é uma doença que acomete o mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde 1,9 bilhão de pessoas adultas estão com sobrepeso, sendo que 600 milhões já eram obesos. Quando pensamos em obesidade devemos pensar em doenças associadas como Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Coronarianas e Cardiovasculares, Síndrome Metabólica, Câncer, entre outras. O que antes acometia principalmente a população dos países desenvolvidos, hoje vem assolando também os países em desenvolvimento, a obesidade adoece a população mundial a cada dia mais.

Nosso corpo é colonizado por diversos tipos de bactérias, entre elas existem bactérias benéficas e bactérias maléficas à nossa saúde, essas bactérias são chamadas de microbiota e o nosso intestino (trato gastrointestinal) concentra a maior parte dessas bactérias, que chamamos de microbiota intestinal. A microbiota intestinal contribui para o processo de digestão e absorção dos nutrientes, sendo assim, podemos dizer que a alimentação do hospedeiro, o ser humano, nutre essa microbiota intestinal. Devido ao fato dessas bactérias se alimentarem de certos alimentos, podemos dizer que promovemos há ação simbiótica entre hospede e hospedeiro, onde o humano se alimenta e as bactérias se alimentam desses alimentos.

A dieta é o principal fator regulador da saúde da microbiota intestinal, quando o humano que é o hospedeiro dessas bactérias mantém uma dieta rica em certos alimentos a sua microbiota intestinal se modifica, essa modificação por menor que seja pode resultar em um aumento na quantidade de certas bactérias que contribuem para o acumulo de gordura corporal, aumentado assim à adiposidade no indivíduo.

Por outro lado, quando o indivíduo mantém uma dieta saudável, associada a pratica de atividade física, mantém um sono saudável, seu estilo de vida pode contribuir para o aumento das bactérias benéficas, trazendo inúmeros benefícios para a sua saúde. Uma microbiota equilibrada contribui para a manutenção do peso adequado, melhora no sistema imunológico, previne doenças crônicas como o Diabetes, a Hipertensão Arterial, a Obesidade, a Síndrome Metabólica, entre outras doenças crônicas não transmissíveis.



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: microbiota, cardiovasculares, obesidade


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: