17/08/2016 às 09h05m


Alimentação do Idoso

Cuidar da alimentação dos nossos idosos é manter uma relação de amor e carinho com eles. Oferecer ao idoso uma alimentação variada, rica em cores e livre de alimentos industrializados é o primeiro passo para prolongar a longevidade e oferecer qualidade de vida, já que prolongaremos a vida desse idoso tem que ser com qualidade!

Os idosos, de um modo geral, podem consumir todas as classes de alimentos, de preferência os naturais como, verduras e legumes, frutas, laticínios, carnes, entre outros. Não é porque a pessoa chegou à terceira idade que um alimento passará a fazer mal ou deverá excluir de sua alimentação certos alimentos.

Mas como montar um cardápio para um idoso?

Em primeiro lugar, quando vamos montar um cardápio para um idoso, devemos respeitar as peculiaridades regionais, por exemplo, o que se come em Minas? Então devemos seguir o padrão regional.

Devemos nos lembrar, quanto mais colorido o prato estiver mais nutrientes ele oferecerá, então devemos diariamente oferecer alimentos de cores diferentes para os idosos, saladas bem coloridas para evitarmos as carências nutricionais.

Precisamos entender que o idoso não se tornou uma criança, aliás, nem para as crianças devemos oferecer certos tipos de alimentos. Mas, pensando no idoso, os idosos que possuem uma mastigação adequada, conseguem engolir de forma adequada, não necessita de uma alimentação pastosa como mingaus e sopas, podemos oferecer alimentos sólidos como arroz, feijão, carne, saladas e frutas. Em situações onde o idoso já não mastiga de forma adequada, não engole de forma adequada, nesses casos devemos procurar ajuda profissional para que o idoso não sofra com essa condição, pois, um idoso que se alimenta de forma inadequada pode facilmente desenvolver desnutrição.

Entre as principais refeições podemos oferecer ao idoso, frutas e sucos naturais, o idoso assim como nós, deve fazer pequenas refeições entre as principais refeições que são o café da manhã, o almoço e o jantar.

Muitas pessoas também erram quanto a quantidade de alimento ofertado ao idoso por refeição, o idoso tende a ter pouco apetite, mas isso não significa que ele não tenha necessidade energética, então, temos que ficar atentos, o idoso deve comer uma quantidade de alimento adequada à sua condição, não devemos pensar que o idoso se tornou uma "criança grande" e pode comer as mesmas quantidades de uma criança. O idoso é um adulto que envelheceu!

Por via de regra, minhas postagens tem caráter educativo, devemos sempre procurar a orientação de um profissional Nutricionista para adequar nosso plano alimentar.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: idoso - alimentação - nutrição - dicas


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: