13/07/2016 às 09h13m


Os mais importantes 1000 dias da sua vida – Parte 2

Consideramos os primeiros "Mil Dias" o período que compreende desde o momento da concepção até o segundo ano de vida completo da criança.

Falamos na postagem anterior sobre o momento da gestação e seus cuidados e sobre o aleitamento materno, um processo tão importante que toda mãe e todo bebê devem ter, os laços entre mãe e filho aumentam e podemos ver os reflexos dos benefícios da amamentação até mesmo na vida adulta.

Após os 6 meses de vida devemos iniciar a oferta de alimentos à criança, primeiro iniciamos com a oferta de frutas, o leite materno é adocicado ao paladar da criança que por esse motivo aceita inicialmente melhor as frutas. A segunda oferta de alimentos deve ser das papinhas salgadas, sempre com legumes amassados e carne desfiada. Evite peneirar ou liquidificar os legumes, amasse um por um e oferte uma de cada vez para a criança identificar o sabor de cada alimento, assim a introdução de novos alimentos será mais fácil. Após os 12 meses de vida as refeições devem ser as mesmas da família, nessa idade a criança já pode consumir uma grande variedade de alimentos.

Após completar o primeiro ano de vida, a criança já tem suas preferências alimentares, essas preferências vão de encontro com os hábitos alimentares da família. Escutamos muitas mães se queixarem sobre a restrição alimentar imposta pela criança, que ficou tão seletiva que come apenas alguns alimentos. Entre o primeiro e o segundo ano de vida a criança começa a se reconhecer como indivíduo e as preferências alimentares é um processo normal, o que devemos ficar atentos é quanto a oferta, mesmo quando existe a recusa pelo alimento, devemos oferecer esse alimentos por várias vezes e em formatos diferentes, como exemplo podemos usar a cenoura, podemos ofertar a cenoura cozida, crua, purê de cenoura, entre outros formatos para nos certificarmos que esse realmente é um alimento que não está entre os preferidos da criança.

Temos que tomar cuidado com os alimentos industrializados evite ofertar ao seu filho alimentos como refrigerantes, balas, doces, chocolates, hambúrguer e lanches, prefiram tudo que vem da natureza, frutas, verduras, legumes, sucos de frutas natural, na forma menos processada possível.

Sabemos que todo o processo da criação e educação de uma criança não é uma tarefa fácil, mas com amor, carinho e alguns cuidados tudo dará certo! Em caso de dúvidas, sobre a alimentação do seu filho, procure sempre um Nutricionista.

Um super beijo da Nutri 


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: vida - 1000 dias - nutrição - gestação


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: