28/06/2016 às 13h01m


Ganho de peso na gestação

A principal duvida que intriga as futuras mamães quando se trata da nutrição é "o quanto posso engordar?" e nós Nutricionistas calculamos o ganho de peso segundo o tempo de gestação, apenas o Nutricionista pode calcular um plano alimentar de ganho de peso para uma gestante.

Para sabermos o tempo de gestação fazemos o cálculo de semanas a partir da data da última menstruação, o ideal é que os bebês nascem com no mínimo 37 semanas para que essa gestação seja considerada "a termo", mas o ideal é que seja com tempo entre 39 semanas e 41 semanas e 6 dias, esse tempo de gestação reduz muito o risco da mortalidade fetal.

Mas por que a contagem de semanas é importante para a nutrição?

Segundo o Institute of Medicine (IOM-2009) o ganho de peso deve seguinte

IMC entre 18,5 e 24,9 (normal/adequado) – ganho de peso de 11kg a 16kg
IMC entre 25 e 29,9 (sobrepeso) - ganho de peso de 7kg a 11,5kg
IMC maior que 30 (obesidade) – ganho de peso de 5kg a 9kg
IMC menor que 18,5 (baixo peso) – ganho de peso de 12,5kg a 18kg

Mas como acontece esse ganho de peso?

O ganho de peso é diferente em cada época da gestação, que dividimos em 3 trimestres.

No primeiro trimestre existe um ganho de peso total, que é dividido para cada grupo de gestantes de acordo com o seu IMC e o segundo e terceiro trimestre o ganho é semanal.

Gestantes com baixo peso – primeiro trimestre ganho aproximado de 2,3kg e ganho de 0,5kg por semana no segundo e terceiro trimestre.
Gestantes com peso normal/adequado - primeiro trimestre ganho aproximado de 1,6kg e ganho de 0,4kg por semana no segundo e terceiro trimestre.
Gestantes com peso sobrepeso - primeiro trimestre ganho aproximado de 0,9kg, ganho de 0,3kg por semana no segundo e 0,2kg por semana no terceiro trimestre.
Gestantes com obesidade – não fazemos o ganho de peso no primeiro trimestre da gestação, essas gestantes devem ter um ganho de 0,3kg por semana no segundo e 0,2kg por semana no terceiro trimestre.

O ganho de peso adequado contribui para o crescimento sadio do feto, uma gestante que ganha peso excessivo não necessariamente dará a luz a uma criança com o peso adequado. O ganho excessivo de peso, assim como o baixo ganho de peso sempre resultará em algo ruim. Os dois maiores riscos para as gestantes quando ganham peso excessivo é o risco de desenvolverem Diabetes Gestacional e o risco da Hipertensão durante a gestação que leva ao quadro de Pré-Eclâmpsia e Eclâmpsia. Já para o bebê, o ganho excessivo de peso da mãe pode leva à macrossomia fetal, caracterizada pelo peso igual ou maior que 4kg ao nascer, os riscos para esse bebê são o de desenvolver Diabetes tipo 2, hipoglicemia neonatal, obesidade na infância e vida adulta.

O acompanhamento nutricional é essencial para ter uma gestação saudável, procure um nutricionista e faça o planejamento nutricional para o ganho de peso adequado na sua gestação, esse é o momento em que o futuro nutricional do seu bebê está sendo traçado. Procure sempre um Nutricionista apto para te atender.

Um super beijo da Nutri

http://www.abeso.org.br/pdf/Obesidade%20e%20gestacao.pdf



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: peso - aumento - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: