21/06/2016 às 08h50m


Estou grávida! E agora?

Chegou o momento mais delicinha do blog, vamos falar sobre as futuras mamães e como deve ser todas as mudanças que irão ocorrer nos próximos meses.

Quando a mulher descobre a gestação ela está de pelo menos 4 semanas, a gestação é toda contada em semanas e não, não nascemos de 9 meses! Uma gestação com tempo ideal deve durar entre 39 e 41 semanas completas, então podemos dizer que nascemos com 10 meses.

O primeiro trimestre da gravidez é marcado por alguns sintomas clássicos como os famoso enjôos. Os enjôos acontecem, pois no primeiro trimestre a placenta está sendo formada e produzindo altos níveis de hormônios que são necessários durante a gestação, sendo assim, por mais que sejam incômodos os enjôos é um bom sinal de que tudo anda bem.

Devido à alta produção de hormônios as mamas começam a sentir as modificações da gestação, os mamilos ficam mais sensíveis ao toque, as mamas ficam mais volumosas e doloridas, um fato curioso, é que os mamilos ganham um tom mais escuro, isso acontece devido ao hormônio melanocítico que também é responsável pelo aparecimento da linea nigra que é aquela linha mais escura que aparece bem no meio da barriga de algumas gestantes, essa linha costuma começar acima do umbigo e seguir até o púbis. No terceiro trimestre da gestação, devido à alta concentração de prolactina hormônio responsável pela fabricação do leite é comum a secreção de leite pelos seios, essa secreção meio amarelada é o colostro e é o primeiro leite que o corpo da mulher produz.

E o famoso "pum"... pois é, durante a gestação é comum ter mais gazes, na verdade, sejamos sinceras, um punzinho não faz mal a ninguém! Mas quando os gazes são excessivos, a ponto de causar cólica intestinal a gestante deve relatar ao nutricionista para que a sua dieta seja reajustada. Dietas ricas em fibras e frutas como ameixa, mamão, laranja, ajudam no transito intestinal que, devido à gestação e modificações hormonais, está mais lento. A constipação intestinal é outra queixa comum das futuras mamães, isso ocorre principalmente no final da gestação. Novamente um dos responsáveis pela constipação intestinal é um hormônio, dessa vez a progesterona, mas também devemos levar em consideração a compressão que o útero e o bebê fazem em cima do intestino.

Outra alteração comum durante a gestação é o inchaço nas pernas e pés, esse inchaço ocorre devido ao ganho de peso e à compressão exercida pelo útero sobre a veia cava, o retorno venoso fica dificultado durante a gestação. A gestante deve evitar permanecer muitas horas em pé, assentada ou deitada, o ideal é que a gestante se movimente, ande mas também descanse. E quando as pernas e pés estiverem inchados o ideal é deitar-se com as pernas e pés mais elevadas, sobre uma almofada por exemplo.

Já aquela vontade louca de urinar que as gestantes sentem é devido à pressão do útero sobre a bexiga, com isso a bexiga fica cheia com um volume menor de urina e a gestante sente vontade de urinar, aliás, vontade constante de fazer "xixi" é um sintoma de gravidez, vamos ficar de olho! Reduzir a ingestão de água para evitar a vontade de ir ao banheiro não é uma boa idéia, durante a gestação o corpo da mulher necessita de uma ingestão adequada de água, tanto para ajudar no transito intestinal quanto pela necessidade aumentada devido a gestação em si.

A dica para as futuras mamães é, procurem um nutricionista e façam o planejamento nutricional adequado para a sua gestação! A gestação é um momento crucial para toda a vida do seu filho! Procurem um nutricionista apto a te atender e faça o acompanhamento pré-natal!

Um super beijo da Nutri



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: gravidez - nutrição - dia-a-dia


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: