31/05/2016 às 09h12m - Atualizado 02/06/2016 às 09h50m


Transtornos Alimentares - Anorexia Nervosa

O que você faria para ser magra?

A dúvida persiste nos Transtornos Alimentares, martela na cabeça da pessoa 24 horas por dia, é um pensamento contínuo que não a deixa descansar. O medo de ganhar peso é o sentimento mais frequente, vale tudo para permanecer cada vez mais magra.

A Anorexia Nervosa atinge cerca de 8 a cada 100 mil jovens com idades entre 13 e 25 anos, mas pode aparecer em idades inferiores a 13 anos e se estender para a vida adulta.

A Anorexia Nervosa uma doença silenciosa e pode ser desencadeada por alguns motivos como, por exemplo, em crianças que sofrem bullying por estarem acima do peso ou meninas que sonham em seguir carreira como modelo, também mulheres que ligam magreza a status ou poder, querem vender uma imagem, ocorre também em pessoas que desejam ser como atrizes ou modelos, desejando ser cada vez mais magras para alcançar seus objetivos.

Os fatores estão sempre ligados com a falsa idéia do perfil de beleza imposto, como o magro sendo belo. Em parcela, a mídia tem culpa no crescente número de casos de pessoas que tentam a todo custo alcançarem um corpo perfeito, essa idéia é vendida sem nenhuma cerimônia e com a idéia de que é fácil alcançar esse padrão.

Os sintomas da Anorexia Nervosa são a restrição calórica, ingestão de alimentos em quantidade muito menores do que as necessárias à sobrevivência; Perda de peso repentina e recusa ao ganho do peso perdido, o medo de engordar é exagerado; Percepção do corpo sempre em tamanho e proporções maiores do que realmente está, quando a pessoa se enxerga mais "gorda" ou "acima do peso" mesmo estando em baixo peso; Controle excessivo do peso, como pesar-se várias vezes ao dia para manter o controle do peso; entre outros.

O tratamento deve ser realizado sempre por uma equipe transdisciplinar, com nutricionistas, médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, entre outros. Procure sempre ajuda de profissionais capacitados para te ajudar.

Na semana que vem continuaremos a falar sobre os Transtornos Alimentares.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: anorexia - magra - anorexia nervosa - nutrição - transtorno


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: