12/05/2016 às 09h39m


O peso aumentou e agora?

Uma das maiores preocupações que as pessoas tem é com o peso da balança, preocupação essa que é desfeita por mim lá no consultório.

O peso aferido por uma balança é o peso total, bruto, e por ele não conseguimos identificar a composição corporal do indivíduo, sendo assim, o peso de balança não é tão importante! Mas como assim? Indivíduos que praticam atividade física regularmente podem apresentar um peso de balança mais elevado, mas não necessariamente são obesos, pois seu corpo pode ser composto em maior quantidade por peso magro e em menor quantidade por gordura, enquanto um individuo sedentário, com o mesmo peso, pode apresentar um peso maior em gordura e menor em peso magro, estamos falando da composição corporal.

A segunda dúvida mais frequente que escuto no consultório, associada ao peso de balança, é o sobrepeso e obesidade segundo o IMC. O Índice de Massa Corporal (IMC) é um calculo matemático que divide o peso/altura², esse dado é usado em pesquisas populacionais pela OMS – Organização Mundial da Saúde, por ser um método barato, simples e rápido, conseguindo identificar pessoas em risco para as doenças crônicas não transmissíveis, as doenças relacionadas à obesidade. Mas e ai, segundo o IMC você está em sobrepeso ou obesidade, o que fazer? Dentro de um acompanhamento nutricional, cada profissional toma uma conduta, eu Nutricionista Giuliana Paiva, não costumo avaliar meu paciente apenas pelo IMC, na verdade utilizo primeiro outros dados para fazer o diagnóstico do estado nutricional do meu paciente, após avaliar alguns dados, eu utilizo ou não o IMC. Mas por quê? Porque entramos novamente na questão do peso, em uma pesquisa populacional onde o peso e a altura são os dados mais fáceis e simples de serem avaliados o 
IMC é o melhor método a ser utilizados, mas dentro da prática clinica existem outros métodos melhores e mais específicos.

Mas então, qual é a melhor forma de avaliarmos o peso?

O percentual de gordura é a melhor forma de avaliarmos o peso, pois com esse dado podemos identificar quanto de peso magro e quanto de peso gordo o indivíduo possui, a partir de então conseguiremos classificar o risco real que esse indivíduo corre para desenvolver as doenças causadas pela obesidade, também conseguimos identificar a região de maior acúmulo de gordura desse indivíduo. Com esse dado em mãos, podemos dizer o quanto o ponteiro da balança precisa ou não descer, pois o que propomos sempre é a perda do peso gordo, por esse motivo a avaliação antropométrica é tão importante no acompanhamento nutricional.

E agora meus amores, vocês vão subir na balança sem neura? Procurem um profissional Nutricionista ou Educador Físico, capacitados, para fazerem a sua avaliação antropométrica, não sofram com a balança, procurem saber a composição corporal de vocês.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: peso - aumento - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: