26/04/2016 às 08h53m


Efeito sanfona – como evitar

O Efeito Sanfona é muito comum, muitos pacientes chegam ao consultório relatando passar por esse momento, onde a pessoa perde uma grande quantidade de peso em um curto espaço de tempo e logo em seguida ganha peso novamente, provavelmente mais peso do que perdeu.

Mas qual o motivo disso acontecer?

O corpo humano é muito inteligente, nós não conseguido enganá-lo com tanta facilidade! Muitos métodos são utilizados, como a dieta da proteína ou da sopa, o uso de medicamentos que inibem o apetite, medicamentos que provocam saciedade, o uso de shakes e chás, enfim, existem muitos artifícios que prometem a perda de peso rápida, mas quando o processo de emagrecimento acaba o ganho de peso é certo, então ocorre o efeito sanfona.

O nosso corpo estoca energia na forma de gordura, isso ocorre porque ingerimos mais energia do que gastamos, energia é a caloria os alimentos. Quando promovemos um emagrecimento rápido nosso corpo entende que estamos em carência, isso ocorre porque até então você ofertava mais energia ao seu corpo do que ele precisava, e de uma hora para a outra essa oferta caí bruscamente. Na natureza existem os momentos de escassez de alimentos e é por isso que o nosso aprendeu, com a evolução humana, a estocar energia.

Quando racionamos energia para o nosso corpo ocorre o catabolismo proteico, que é quando o seu corpo utiliza a massa muscular para a obtenção de energia. Sendo assim, quando emagrecemos muito rápido nosso corpo perde o peso magro, da massa muscular, poupando o peso gordo, que é a gordura acumulada.

Mas por que o ganho de peso tão rápido? Não é interessante para o nosso corpo perder peso magro, aquele momento da dieta foi entendido pelo corpo como um momento adverso, de carência realmente, então quando a pessoa volta a ofertar mais energia para o corpo, rapidamente o corpo reestabelece o volume de peso magro.

Agora, uma curiosidade, por que quando isso acontece a pessoa tende a ganhar mais peso do que perdeu? Lembram que eu disse acima que o nosso corpo é muito inteligente e encara esses períodos de dietas severas como um momento de carência? Então! Nosso corpo após reestabelecer o que foi perdido, tende a guardar mais gordura para que o corpo esteja preparado para passar por mais momentos de carência como esse.

Então meus amores, a dica é, não façam loucuras, não peguem dieta da internet ou de outra pessoa, nós temos necessidades diferentes uns dos outros, então procurem um Nutricionista capacitado para te atender!

Um super beijo da nutri;


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: efeito sanfona - como evitar - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: