20/04/2016 às 10h04m


Veganos e Vegetarianos, entendendo esse estilo de vida.

A exploração animal, seja ela pelo consumo de carne, ovos, leite e a exploração do trabalho animal, há muitos anos tem sido discutido. Atualmente, leis estão sendo criada para acabar com a exploração do trabalho animal e a crueldade contra os animais, mas o movimento do vegetarianismo e do veganismo já se opõe contra quaisquer tipo de exploração animal há muitos anos.

O primeiro movimento a surgir, com a ideologia de uma dieta livre do consumo de animais foi o vegetarianismo, a história sugere que o vegetarianismo surgiu no século XIX na Europa, advindo de um sentimento de respeito aos animais, sugere-se que a filosofia indiana tenha exercido influencia sobre o movimento de vegetarianismo, devido a sua base filosófica de respeito e adoração aos animais. Filósofos começaram a se questionar o quanto era certo ou errado nos alimentarmos de animais, a existência dessa necessidade entre outros aspectos, concretizava-se a base sólida do movimento. O que era, de certa forma, aceito por essas pessoas, era o consumo dos produtos animais, como ovos, leite e seus subprodutos, como queijos e iogurtes.

Algum tempo mais tarde, em 1944, advindo de discordâncias entre membros da Sociedade de Vegetarianismo, fundou-se o movimento Veganismo, que baseia seus princípios na completa "não exploração dos animais", os indivíduos veganos então não consumiriam nenhum tipo de alimento de origem animal e não lutam pela abolição de qualquer tipo de exploração animal, seja o seu consumo como o trabalho animal, outros produtos como roupas e calçados e chegam a abolir o consumo de vitaminas e suplementos de origem animal.

Os dois movimentos possuem uma ideologia de respeito a vida animal, situações de exploração de animal como, exposição de animais para entretenimento, exploração de animais para o vestuário, para trabalhos como o de cavalos que puxam carroças até a completa exaustão, animais engaiolados, enjaulados e acorrentados, tudo isso envolve os movimentos de Vegetarianismo e Veganismo.

Antes de falarmos do ponto de vista nutricional, eu gostaria de expor todos o meu respeito às pessoas que escolhem quais quer um dos dois movimentos, acredito que não seja fácil nos desprendermos de todo um ensinamento e um estilo de vida onde consome-se produtos de origem animal. O meu respeito vai muito além da disponibilidade em abrir mão do consumo alimentar, mas segue pelo caminho onde pessoas buscam acabar com a crueldade animal e entendem que a dor que sentimos é sentida também pelos animais.

Do ponto de vista nutricional, quando falamos do consumo animal, basicamente estamos falando do consumo de proteínas e gorduras. As proteínas provenientes de produtos animais são proteínas biodisponíveis, o que significa que nosso corpo consegue utiliza-las da melhor maneira possível, seja para a reconstrução muscular, seja para a manutenção da vida. Nós necessitamos de diversas proteínas para manter o bom funcionamento do nosso corpo, ainda que não consumamos as proteínas inteiras, necessitamos de muitos aminoácidos, existe ainda aminoácidos essenciais, que o nosso corpo não produz, mas são essenciais à nossa vida.

Além da proteína, algumas vitaminas são de origem animal e também são essenciais à nossa vida, como algumas vitaminas do complexo B.

A carência nutricional que esses dois estilos de vida podem acarretar, pode gerar um quadro grave de distúrbios, daí a necessidade de se realizar uma suplementação de vitaminas adequada, devido a isso o papel do nutricionista é extremamente importante para a nutrição dessas pessoas. Procurem um nutricionista capacitado para adequar o seu plano alimentar.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: veganos - vegetarianos - estilo de vida - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: