12/04/2016 às 10h59m


Óleo de Coco e suas propriedades

Atualmente tem-se falado muito sobre o coco e seus produtos, como o leite de coco e o óleo de coco, mas você sabe quais os seus principais benefícios e como melhor utilizar esses produtos? Bom, vamos falar sobre o coco então.

O coco tem alto valor nutricional, a água contida em seu interior é um isotônico natural, fonte de minerais e pode ser utilizada para evitar a desidratação, mas o benefício que tem chamado a atenção das pessoas é a capacidade de auxiliar no emagrecimento.

O óleo de coco tem em sua composição um ácido chamado Ácido Láurico, entre outros triglicerídeos de cadeia média. O seu consumo tem sido relacionado à redução do peso corporal, redução do IMC, da circunferência de cintura, entre outros benefícios. Isso ocorre devido a sua absorção, diferente de outras formas de triglicerídeos, os triglicerídeos de cadeia média são mais facilmente absorvidos e caem de forma mais rápida na corrente sanguínea e são quase completamente metabolizados no fígado, sendo assim, são apenas uma pequena parte desses triglicerídeos de cadeia média são armazenados como forma de gordura.

Quando o Ácido Láurico é metabolizado, gera um nutriente chamado monolaurina, que tem a capacidade de inibir a replicação viral evitando a multiplicação de vírus, bactérias maléficas à nossa saúde, fungos, daí a sua fama de ser anti-inflamatório e antibiótico natural.

O Ácido Láurico também induz a liberação de uma substância chamada Interleucina 2, que estimula nosso sistema imunológico através da indução da medula à produção de células de defesa, essa é uma substância aliada contra o câncer e da AIDS, pois contribui para o melhor funcionamento imunológico.

Além de todos os benefícios já citados como, auxilio do controle do peso pois apenas uma pequena parte é armazenada no tecido de gordura, auxilia o sistema imunológico, o Ácido Láurico auxilia no controle entre os triglicerídeos e colesteróis, tem ação antienvelhecimento devido às suas funções antioxidantes, auxilia no bom funcionamento da tireoide, entre muitos outros benefícios.

O Óleo de coco pode ser utilizado em substituição de outros óleos vegetais como o de soja, milho, canola, em substituição de manteigas e margarinas na preparação de receitas culinárias, pode ser utilizado em pré treinos e ao longo do dia. Para maiores informações sobre as quantidades que cada um pode utilizar, procurem uma nutricionista capacitada para te auxiliar, a dica não substitui um acompanhamento nutricional.

Um super beijo da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: óleo de coco - propriedades - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: