29/03/2016 às 10h29m


Efeito Platô – entenda o que é e como sair dele

Todas as pessoas que já seguiram uma dieta ou tentaram fazer por conta própria já se depararam em algum momento com o Efeito Platô, que é aquele momento em que você já perdeu uma quantidade de peso e não está mais conseguindo perder.

Isso acontece quando você faz dietas restritivas e acaba consumindo menos calorias do que o seu metabolismo necessita diariamente. Em consequência dessa ingestão calórica restritiva, nosso corpo passa a poupar energia o máximo possível, para que consigamos com as calorias ingeridas, pelo menos, ter energia para as nossas funções vitais, que é o mínimo necessário para permanecermos vivos.

Nosso corpo é extremamente inteligente, quando consumimos poucas calorias, paramos de perder peso para poupar a energia que temos estocado na forma de gordura, isso leva a três situações, a primeira é que nosso corpo para de perder peso, a segunda é que nosso corpo passa a utilizar a massa magra como fonte de energia o chamado catabolismo proteico, a terceira situação é que nosso corpo começa a estocar gordura, o ponteiro da balança fica parado e pode até mesmo subir, mesmo quando a pessoa faz dieta e pratica atividade física.

Mas não se desesperem! A saída que temos para sair do efeito platô é dar novos estímulos para o nosso corpo. Recalcular a dieta no caso dos pacientes que fazem um acompanhamento ou calcular uma dieta para aqueles que até então estavam fazendo por conta própria é a melhor saída, aumentar a oferta calórica para o corpo, mostrando que agora ele não precisa mais estocar energia, pois a dieta está oferecendo tudo o que ele necessita.

Na maioria dos casos, os pacientes saem do consultório com uma dieta maior do que chegaram, são os novos estímulos que estamos dando para o corpo. Posteriormente, vamos reduzindo a oferta de calorias, mas com cautela para não ocorrer novamente o efeito platô. No caso de pessoas que além da dieta praticam atividade física, a mudança na dieta e no treino é essencial para um ótimo resultado, sendo que aliar a dieta a um treino potencializar e muito os resultados esperados.

Procurem orientação nutricional, se você tem dificuldade de perder peso você pode estar enfrentando o Efeito Platô, vamos nos livrar dele e alcançar as nossas metas.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: Efeito Platô, nutrição, alimento, dieta, peso, caloria


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: