15/03/2016 às 08h07m


Suplementando com Proteína

Hoje em dia há uma grande variedade de produtos nutricionais no mercado, seu uso tem sido cada vez mais incentivado pela indústria alimentícia e farmacêutica, mas a pergunta que fica é:

"Você realmente tem necessidade de usar a suplementação?"

Sabemos que o praticante de atividade física tem uma necessidade maior do consumo de proteínas quando comparado a uma pessoa sedentária, mas realmente é preciso suplementar proteína ou conseguimos suprir essa necessidade apenas com uma alimentação adequada?

Hoje no mercado encontramos alguns tipos de proteínas, como a Albumina que é a proteína da clara do ovo, a proteína da carne e os vários tipos de Whey Protein, que é a proteína do soro do leite, entre outras.

Vários estudos realizados ao logo dos últimos anos comprovam a eficácia da ingestão de proteína no ganho de força e hipertrofia muscular, comprovam também as diferentes necessidades entre os grupos de indivíduos segundo os diferentes tipos de treinamento, dessa forma os atletas possuem uma necessidade de consumo de proteínas maior que um indivíduo que pratica apenas musculação. 

Para a utilização de um suplemento de proteína devemos levar em consideração vários fatores como, a intensidade do treino, a quantidade de treinos e há quanto tempo essa pessoa treina, se ela se alimenta corretamente, se temos condição de prescrever uma dieta adequada para ela seguir ou se realmente precisamos recorrer aos suplementos.

A resposta é que, a maior parte dos praticantes de atividade física não necessita de uma suplementação com proteína quando conseguem se alimentar adequadamente. Claro que, para isso o indivíduo precisa seguir uma dieta calculada para o seu objetivo, tem que ter a disponibilidade de realizar adequadamente todas as refeições propostas na dieta e seguir um treinamento preparado para o seu objetivo.

Mas por que e quando suplementar?

Quando o nutricionista, que é o único profissional capacitado para diagnosticar as suas necessidades nutricionais, identifica que a pessoa não conseguirá consumir a quantidade de proteínas necessária, não conseguirá realizar refeições de qualidade ou terá dificuldade em consumir boas fontes de proteína, então é a hora de pensar em uma suplementação.

Mas qual o melhor suplemento de proteína? Isso irá depender das necessidades e características pessoais de cada um, não há um suplemento melhor que o outro, existe sim o melhor suplemento para aquela estratégia nutricional.

Consulte um nutricionista para adequar a sua dieta e melhorar o seu desempenho e resultado nos treinos.

Um super beijo da nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: suplementos - proteína - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: