01/03/2016 às 08h08m


Vamos falar de vitaminas – Vitamina k

Nas últimas 4 semanas da série "Vamos falar de vitaminas", vimos as vitaminas Lipossolúveis, aquelas que precisam da gordura para serem sintetizadas. Hoje vamos falar da quarta vitamina lipossolúvel, a vitamina K.

A vitamina k participa do processo de coagulação do sangue, essa é uma das suas principais funções, mas a vitamina K também atua na manutenção dos ossos, participa do crescimento celular, entre outros.

Quando pensamos na função de manutenção de ossos, níveis adequados de vitamina K previnem o desenvolvimento de doenças ósseas como a osteoporose, entre outras. A hipovitaminose K está associada à baixa densidade óssea, deixando os ossos fracos e quebradiços. A prevenção das doenças ósseas deve ser realizada também com a suplementação da Vitamina K, associada ao Cálcio.

A sua maior função, no entanto, é a participação no processo de coagulação sanguínea, pois atua na síntese hepática dos fatores de coagulação. A sua deficiência pode levar a quadros de distúrbios de plaquetas e de coagulação, resultando em quadros sérios de hemorragia. Existem algumas doenças hereditárias que levam a deficiência dessa vitamina, como a Hemofilia A e B e Doença de Von Willebrand, seus sintomas geralmente são vermelhidão nos lábios, sangramento gengival sem causa aparente, hematoma no palato mole (céu da boca). Vale lembrar que essas doenças geralmente são descobertas quando a criança nasce. Já a deficiência da Vitamina K pessoas sadias podem desenvolver ao longo da vida, devido aos maus hábitos alimentares.

Fontes de Vitamina K:
Podemos encontrar a vitamina K em 3 formas, Vitamina K1, K2 e K3.

Vitamina K1 – Vegetais verde escuros como brócolis, couve, mostarda, espinafre, rúcula, entre outros, sempre os de colocarão verde escura. Em alimentos oleaginosos como as castanhas, como o abacate, também é encontrado nos azeites e óleos vegetais, no ovo, no fígado, entre outros.

Vitamina k2 – é produzida pela nossa microbiota intestinal (antes chamada de flora intestinal).

Vitamina K3 – é produzida de forma sintética e é utilizada nos suplementos vitamínicos, nosso organismo absorve e utiliza de forma ótima.

Com a Vitamina K nós fechamos as vitaminas Lipossolúveis. Existem também as vitaminas Hidrossolúveis, essas ficarão para as próximas postagens, fiquem de olho.

Um beijo meus amores.

DE OLIVEIRA, K. K. V., et al. MANIFESTAÇÕES ORAIS NAS DOENÇAS HEMATOLÓGICAS: revisão de literatura DOI: http://dx. doi. org/10.5892/ruvrd. v13i1. 2275. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 2, p. 216-235, 2015.

IBRAM, O. Publicações Recentes. Dados, v. 16, n. 42, p. 31, 2016.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: vitamina k - nutrição - benefícios - fontes


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: