23/02/2016 às 09h06m


Vamos falar de vitaminas? – Vitamina A

A Hipovitaminose, que é a deficiência de vitaminas é algo muito comum na prática clinica, muitas vezes identificamos por meio de exames laboratoriais, mas também existem as manifestações clínicas, aquela que podemos ver no nosso corpo como queda de cabelo, unhas quebradiças, e você sabia que a dificuldade de enxergar à noite também pode ser causada por uma deficiência de vitamina?

A vitamina A é extremamente importante, principalmente durante a infância e a adolescência, pois uma de suas funções é a diferenciação celular, atua no sistema imunológico e principalmente na função visual.

Uma das principais conseqüências da deficiência da vitamina A é a Xeroftalmia, um processo que causa lesões nas córneas e conjuntiva devido a baixa ou nenhuma produção de lágrimas pelo canal lacrimal que na xeroftalmia fica obstruído. Uma outra característica da Xeroftalmia é a "Mancha Bitot", uma mancha esbranquiçada que aparece na conjuntiva, a parte branca do olho, com um aspecto enrugado, granulado. 

Uma outra característica da Hipovitaminose A é a cegueira noturna, aquela dificuldade em enxergar em lugares muito escuros ou durante a noite, esse sintoma é muito comum em adultos e idosos.

A deficiência de Vitamina A ou Hipovitaminose A é principalmente causada pelo baixo consumo de alimentos fontes de vitamina A e pela falta de amamentação ou o desmame precoce do bebê. Algumas medidas foram tomadas pelo governo para a prevenção dessa doença, como o enriquecimento de alimentos com a Vitamina A, assim como com outras vitaminas e minerais, como é o caso da "farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico".

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Taco, os principais alimentos fontes de Vitamina A são os produtos de origem animal como Leite, manteiga, queijos, Fígado, ovos, camarão, entre outros.

Manter uma alimentação saudável e variada é sempre a melhor opção para não corrermos o risco de desenvolver carências nutricionais.

Fiquem de olho nas próximas postagens.

Um beijo meus amores.


http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf

SILVA, E. I. G.; et al. CONSUMO ALIMENTAR DAS VITAMINAS A, C, B9 E ZINCO POR ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 39, n. 3, p. 598, 2015.

KURIHAYASHI, A. Y.; et al. Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar Vitamin A and D status among child participants in a food supplementation program.Cad. Saúde Pública, v. 31, n. 3, p. 531-542, 2015.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: vitamina A - nutrição - deficiência


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: