16/02/2016 às 13h12m


Vamos falar de vitaminas? – Vitamina D.

Eu observo na prática clínica que cada vez mais pessoas chegam ao consultório com deficiência de Vitamina D, pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

A vitamina D é de extrema importância para a saúde óssea, ela promove a absorção do cálcio, participando ativamente do desenvolvimento adequado dos ossos. Durante a infância a carência de Vitamina D pode levar ao desenvolvimento inadequado dos ossos provocando mal formações, o quadro mais grave da deficiência dessa vitamina é o raquitismo. Durante a vida adulta e a terceira idade, a carência de vitamina D pode levar ao desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

Mas a vitamina D não trabalha apenas nas funções de fixação do cálcio nos ossos, ela atua também nas funções endócrinas como na secreção hormonal, atua no sistema imunológico, entre outros. Sua carência está ligada a fatores de predisposição ao desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, inflamações e infecções, doenças autoimunes como psoríase e outras doenças cutâneas, doenças metabólicas como Diabetes e obesidade e aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A vitamina D é sintetizada pela pele em exposição solar ou por suplementação, e sendo assim, por que um país como o Brasil, sofre com a carência de Vitamina D? O uso de protetores e bloqueadores solares e a não exposição ao sol são os principais fatores do aparecimento dessa carência.

Devido aos efeitos maléficos do sol para a nossa pele, a recomendação é que todos usem protetores solar, e mesmo em risco de carência essa recomendação não deve ser quebrada.

A solução para tratar a carência de vitamina D é procurarmos um profissional capacitado para fazer o diagnóstico, como o médico e o nutricionista, para adequar a sua dieta apenas o nutricionista.

Se informe, fique de olho, não sofra com a carência de vitaminas.

Um super beijo meus amores.

DO PRADO, M. R. M. C.; et al. Prevalência de deficiência de vitamina D e fatores associados em mulheres e seus recém?nascidos no período pós?parto. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 3, p. 287-294, 2015.

KURIHAYASHI, A. Y.; et al. Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar Vitamin A and D status among child participants in a food supplementation program.Caderno de Saúde Pública, v. 31, n. 3, p. 531-542, 2015.

RAFAELLI, R. A.; et al. Influência da vitamina D nas doenças endocrinometabólicas. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 36, n. 1Supl, p. 333-348, 2015.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: vitamina d - vitaminas - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: